Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

< 1 min

tráfico ou tráfego?
favoritos

Tráfico é o ato ou efeito de traficar; comércio ou negócio ilícito; contrabando; troca de favores ilícitos:

      – É muito triste saber que, hoje em dia, existe um enorme tráfico de ilicitudes, escondido sob o anonimato da Internet.
      – Ninguém tem sido capaz de acabar com o tráfico de drogas no mundo!
      – O homem fez-se rico à custa do tráfico de influências, cobrando subornos para influenciar o licenciamento de obras na orla costeira lá do sítio.

Existe alguma confusão no uso de tráfico e de tráfego, mas parece prevalecer a tendência para usar tráfico em enunciados com sentido depreciativo e tráfego em enunciados neutros, com o significado de conjunto dos veículos, passageiros e mercadorias que circulam numa via de comunicação; transporte de mercadorias; trato mercantil:

      – Há um excesso de tráfego de veículos, altamente poluente, nas grandes cidades.
      – A maior parte do tráfego de mercadorias, dentro da Península Ibérica, faz-se por estrada.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – tráfico ou tráfego? na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-21 03:06:23]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto