Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

transexualismo
favoritos

O transexualismo, ou eonismo, é um desejo ou uma crença quase delirante de pertencer e de ser aceite enquanto pessoa do sexo oposto. Este desejo acompanha geralmente um sentimento de mal-estar ou de inadaptação por referência ao seu próprio sexo anatómico.
Trata-se de uma identificação sexual com o sexo oposto que normalmente data da sua infância. O transexualismo é totalmente resistente à psicoterapia, hipnose, terapêutica medicamentosa ou outra.
O transexualismo significa que há uma transposição na correlação do sexo anatómico e psicológico, ou seja, a pessoa tem o corpo de um sexo, porém, sente-se como pertencente ao sexo oposto. Um transexual refere sentir um sofrimento psíquico por acreditar que houve um erro na determinação do seu sexo anatómico. É devido a este sentimento que muitos procuram a cirurgia para mudança de sexo, na tentativa de correção do erro que sentem ter-lhes acontecido e assim aliviar o sofrimento que sentem.
Entretanto, o transexual não deixa um sexo pelo outro: ele "abandona" os atributos de um sexo pelas aparências do outro sexo. Desta forma, a "mudança" de sexo deve ser compreendida como uma mudança de "imagem", uma nova aparência dada ao aspeto exterior do sujeito.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – transexualismo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-22 14:05:52]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto