Transfigurações (1878-1882)
Coletânea de poesias que António Feijó considera representativas das "fases percorridas na evolução psicológica do seu espírito", inspiradas por "diversas crenças filosóficas, desde o pessimismo de Schopenhauer e Leopardi [...] até às doutrinas largamente proclamadas de Augusto Comte e Herbert Spencer", influências essas bem explícitas nas epígrafes das composições.
A temática baudelairiana transparece na visão negativa da sociedade, dominada pelo Mal e pelo Vício, avessa ao Ideal, tal como surge em "Contemplações" (com epígrafes de Leopardi e Baudelaire) ou "A morte do ideal" (com epígrafe de Schopenhauer).
Partilhar
Como referenciar
Transfigurações (1878-1882) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$transfiguracoes-(1878-1882) [visualizado em 2026-07-28 19:19:27].
Outros artigos
-
António FeijóPoeta e diplomata português, António Joaquim de Castro Feijó nasceu 1 de Juhno de 1859, em Ponte de ...
-
Maria Inês AlmeidaJornalista e escritora lisboeta, Maria Inês Almeida é uma reputada autora infantojuvenil. Formada pe
-
Maré AltaColetânea de novelas firmadas sobre um entrecho sentimental com laivos de miserabilismo, doseado com
-
Germano AlmeidaGermano Almeida é um jornalista e comentador português, nascido a 30 de abril de 1978, especialista
-
Castro AlvesPoeta brasileiro, António Frederico de Castro Alves nasceu a 14 de março de 1847, na fazenda de Caba
-
Álvares de AzevedoEscritor e ensaísta brasileiro, Manuel António Álvares de Azevedo nasceu a 12 de setembro de 1831, e
-
Sara de Almeida LeiteInvestigadora, tradutora, ilustradora e escritora apaixonada pela língua portuguesa, Sara de Almeida
-
Grutas de AlvadosAs Grutas de Alvados, situadas na Serra dos Candeeiros, em Leiria, em Portugal, foram descobertas oc
-
Segredos, Sebes, AluviõesO segundo volume de poesia de Joaquim Manuel Magalhães obedece a um grande rigor construtivo, anunci
-
Louvor e Simplificação de Álvaro de CamposEstabelecendo uma relação intertextual com alguns textos de Álvaro de Campos, nomeadamente com "Ode
Partilhar
Como referenciar 
Transfigurações (1878-1882) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$transfiguracoes-(1878-1882) [visualizado em 2026-07-28 19:19:27].