Tratado da Esfera
Eram por este nome designadas as obras referentes à cosmografia datadas sobretudo de entre os séculos XIII e XV. Nestas obras constavam elementos relativos à esfera celeste (que lhes deu o nome), como os círculos que a compunham, tais como a eclíptica, o equador e o horizonte, à astrologia e aos eclipses, entre outros. A mais conhecida destas obras é o Tratado da Esfera escrita pelo inglês João de Sacrobosco no século XIII, tendo sido de tal forma importante que teve um profundo ascendente sobre as ciências que lhe eram relativas até ao século XVIII em Portugal. Este Tratado foi lecionado em cátedras específicas em conceituados colégios, traduzido por Pedro Nunes (1537) e comentado pelo matemático seiscentista André de Avelar.
Partilhar
Como referenciar
Tratado da Esfera na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$tratado-da-esfera [visualizado em 2026-06-24 10:00:44].
Outros artigos
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
XIIIXIII é um personagem de banda desenhada (BD), criado por Jean Van Hamme (argumento) e William Vance ...
-
condritoOs condritos fazem parte de um dos quatro grandes grupos de meteoritos, constituído pela agregação d
-
hipótese cosmozóicaTeoria do século XIX que procura explicar a existência de vida na Terra pela dispersão de esporos re
-
raios cósmicosOs raios cósmicos consistem em partículas de alta energia que chocam com a Terra vindas do espaço. O
-
cromosferaÉ a região imediatamente acima da fotosfera, constituída por uma fina camada de gás onde a temperatu
-
cone de escapeDesignação de um hipotético cone na exosfera, dirigido verticalmente, através do qual os átomos ou m
-
côndruloDesignação dos pequenos grãos, de forma grosseiramente esférica, de origem cósmica, constituídos pri
-
cosmologiaA cosmologia é a tentativa de explicar o mundo (Universo) como um todo. A cosmologia trata de concei
-
cúmulos estrelares ou enxamesMuitas das estrelas da Via Láctea agrupam-se em múltiplos sistemas, que estão isolados das outras es
Partilhar
Como referenciar 
Tratado da Esfera na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$tratado-da-esfera [visualizado em 2026-06-24 10:00:44].