trompa de vácuo
A trompa de vácuo é um instrumento alongado com forma de tubo que apresenta duas saídas: uma, para que o tubo se ligue a outros tubos e outra, para saída de vazio (ou vácuo). Algumas trompas possuem válvula de segurança. No caso destas não possuírem a válvula de segurança, deve colocar-se um frasco de segurança entre a trompa e o kitasato.
A trompa de vácuo é usada na filtração a vácuo ou sob pressão. Esta pode ser em metal ou em plástico. A sua função é a de permitir que se gere o vácuo necessário para que a filtração se realize.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – trompa de vácuo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 18:33:19]. Disponível em
Outros artigos
-
cefalópodesOs cefalópodes constituem a classe mais evoluída de todos os moluscos e, em alguns aspetos, os mais
-
cedroDesignação comum de plantas arbóreas dos géneros Cedrus da família das Pináceas. Os cedros do género
-
cefalanteraDesignação de plantas herbáceas do género Cephalanthera e da família das Orquidáceas. As celafantera
-
cefalizaçãoÉ a concentração de importante parte da atividade fisiológica na extremidade anterior do corpo. Aí s
-
Thomas CechBioquímico e biólogo nuclear norte-americano nascido em 1947, no Illinois. Foi galardoado com o Prém
-
CecilídeosFamília de animais anfíbios da ordem dos gimnofiónios. São anfíbios ápodes que à primeira vista se c
-
cefalocordadosGrupo dos protocordados, cuja corda dorsal, permanente, se estende ao longo de todo o corpo. Este gr
-
cecíliaDesignação dos animais da subclasse dos gimnofiónios ou ápodos. Apresentam corpo alongado, estreito,
-
cegonhaDesignação de aves da família dos Ciconiídeos. A cegonha-branca ou cegonha-comum (Ciconia ciconia) é
-
cebolinhoDesignação vulgar, na Ilha da Madeira, de plantas herbáceas da família das Liliáceas e do género All
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – trompa de vácuo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 18:33:19]. Disponível em