Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

túnel
favoritos

Um túnel consiste numa construção subterrânea que permite a passagem de vias de comunicação (estradas, linhas de caminho de ferro, etc.) através de obstáculos naturais, como montanhas e rios.

Os métodos clássicos de construção de túneis ainda em uso são: o sistema alemão, com base em paredes laterais e armação superior e no qual se deixa um núcleo central até à completa abertura da galeria; o belga, em que se procede à abertura da abóbada superior por uma armação inicial que, convenientemente escorada, permite a escavação da parte inferior do túnel; o austríaco, que consiste na abertura, por setores, escorando e espetando as armações antes de passar à escavação do setor seguinte; o inglês, em que se procede à escavação sucessiva de troços de secção completa, no fim do que se realiza o escorado imediato da abóbada; e o italiano, no qual se efetua primeiramente a escavação do terço inferior da secção do túnel, para seguidamente se executarem a sua base e os alicerces da abóbada.

A escavação é geralmente feita por explosivos, com posterior retirada dos escombros até ao exterior, graças a escavadoras e sistemas de transporte.
Entre os túneis de maior comprimento há que assinalar o Simplón (Suíça), com 19821 m, o dos Apeninos, com 18 507 m, e o de S. Gotardo, com 16 277 m.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
túnel na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$tunel [visualizado em 2025-07-08 12:40:46].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix