turismo em espaço rural
O Turismo em Espaço Rural não se integra nas modalidades convencionais de turismo. Possui características muito particulares e tem como principais objetivos: oferecer ao utente a possibilidade de reviver práticas, valores, tradições culturais e gastronómicas típicas das sociedades rurais e ainda possibilitar ao turista uma hospedagem e acolhimento personalizados.
O turismo em espaço rural, quando bem organizado, pode constituir uma atividade promissora, favorecendo o crescimento e as economias locais. Pode contribuir para atenuar os desequilíbrios regionais implementando melhorias na utilização dos recursos locais.
Em termos macroeconómicos, é também muito atrativo, na medida em que pode aumentar o produto interno bruto de um país.
É assim uma das atividades mais bem colocadas para assegurar a revitalização do tecido económico rural, sendo tanto mais forte quanto melhor integrar os recursos locais, a sua história, tradições e cultura da região.
É um fator de diversidade das atividades agrícolas e de pluriatividade, já que traz como consequência a dinamização do artesanato e a produção e venda de produtos tradicionais (sejam eles alimentares certificados, de transporte, de animação, etc.).
É, no entanto, imprescindível que a sua dinamização e desenvolvimento se façam de forma harmoniosa e sustentada. Deve respeitar a diversidade regional e as características locais, bem como os requisitos de qualidade e comodidade exigidos pela clientela que procura esta modalidade turística.
-
SIGSistemas de Informação Geográfica - SGI/GIS - são tecnologias de geoprocessamento que lidam com info
-
setembroÉ, na cultura ocidental, o nono mês do ano. O seu nome deriva do latim septem, que significa "sete",
-
sismogramaUm sismograma é o registo feito a partir de um sismógrafo. O príncipio dos sismógrafos é simples: tr
-
superpopulaçãoSituação que se atinge quando o crescimento de uma população ultrapassa o número de indivíduos para
-
sismoUm sismo - vulgarmente conhecido por abalo, tremor de terra ou terramoto - representa o termo de uma
-
sismicidadeNúmero e intensidade dos sismos que ocorrem numa região. A distribuição geográfica das regiões sísmi
-
rurbanizaçãoA explosão urbana gerou a formação de extensas áreas urbanizadas. A formação de subúrbios, devido à
-
sistema soloO solo é um sistema dinâmico envolvendo três componentes essenciais: partículas minerais, detritos o
-
savanaA savana tem geralmente um clima quente e seco, exceto no verão, em que há chuvas torrenciais. A tem
-
taigaBioma exclusivo do Hemisfério Norte, a taiga, também designada por floresta boreal ou floresta de co