Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Uma Mente Brilhante
favoritos

Filme realizado em 2001, por Ron Howard, retrata o percurso de John Forbes Nash Junior (interpretado por Russell Crowe), um génio matemático e professor da Universidade de Princeton, cuja vida muda consideravelmente quando lhe é diagnosticada uma esquizofrenia paranoica.

A partir daí, embarca numa viagem dolorosa de autodescoberta, lutando com todas as suas forças contra a doença. Finalmente, em 1994, vê o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Nobel da Economia.
 

A Beautiful Mind, no seu título original, foi o grande vencedor da noite dos Óscares, tendo vencido em quatro categorias: Melhor Filme, Realizador, Atriz Secundária (Jennifer Connelly, que personificou Alicia, uma ex-aluna de Nash que se casa com ele e o ajuda a lutar contra a esquizofrenia), e Argumento Adaptado (da autoria de Akiva Goldman, baseado numa obra de Sylvia Nasar).

O filme contou ainda com interpretações de Ed Harris, Christopher Plummer e Judd Hirsch. Apesar de tudo, Uma Mente Brilhante não escapou à polémica: os produtores do filme foram acusados de ter perpassado uma imagem demasiado cor-de-rosa da figura de John Nash, tendo surgido inclusivamente diversos artigos em jornais norte-americanos a acusar Nash de ser homossexual e antissemita, facto que mereceu uma tomada de posição pública do matemático no célebre programa de informação 60 Minutos, em que negou tais acusações.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Uma Mente Brilhante na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$uma-mente-brilhante [visualizado em 2025-07-15 02:16:42].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix