Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

vacúolo
favoritos

Compartimento celular delimitado por uma membrana simples designada tonoplasto e preenchido por um fluido aquoso.
Os vacúolos são especialmente desenvolvidos nas células vegetais, estando ausentes nas células animais. Nas células vegetais mais jovens são pequenos e numerosos, fundindo-se e aumentando de volume à medida que a célula vai amadurecendo. Numa célula vegetal madura o vacúolo pode ocupar cerca de 90% do volume celular.
O conteúdo vacuolar é composto essencialmente por água. Esta pode entrar e sair dos vacúolos em função da concentração do meio extracelular. Se o meio extracelular é mais concentrado - meio hipertónico - que o vacúolo, este perde água, o vacúolo retrai-se e a célula fica plasmolisada. Se, pelo contrário, o meio exterior é menos concentrado - meio hipotónico -, a água entra na célula, depois no vacúolo, aumenta de volume, diz-se que está turgescente. A manutenção da pressão de turgescência no interior dos vacúolos contribui para a rigidez dos tecidos vegetais.
No fluido aquoso vacuolar encontram-se diferentes substâncias dissolvidas (por ex.: sais, açúcares, proteínas, enzimas), que variam consoante o tipo e estado fisiológico da célula. Os vacúolos têm, assim, a capacidade de armazenar diferentes compostos, desde metabolitos, produtos tóxicos e pigmentos, como, por exemplo, os responsáveis pela cor das pétalas.
Os vacúolos podem ter ainda atividade digestiva, intervindo, por exemplo, na degradação e reciclagem de macromoléculas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
vacúolo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$vacuolo [visualizado em 2025-07-16 18:22:31].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix