Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Vangídeos
favoritos

Família de aves, da ordem dos passeriformes, constituída por doze espécies que são endémicas em Madagáscar. Têm asas arredondadas, cauda curta e o seu tamanho varia entre 13 e 30 centímetros. O comprimento do bico, sempre forte, é também muito variável. São de várias cores: azul, branca e preta e branca.
Os vangídeos estão aparentados com os picanços e todos se alimentam de insetos ou pequenos vertebrados.
Os diferentes géneros, de morfologia e aspeto diferente uns dos outros, traduzem-se também em hábitos diferentes, especialmente na forma de obter os seus alimentos. O vanga-azul (Leptoterus madagascarinus) caça os insetos entre os ramos, o vanga Prévost (Euryceros prevostii) captura osgas, camaleões, lagartixas e pequenos pássaros, o vanga de Lafresnaye (Xenipirostis xenopirostis) tem os hábitos alimentares de um papa-moscas, o vanga-de-bico-curvo (Falculea palliata) apanha pequenos artrópodes que se encontram nas cascas das árvores e os vanga-de-cauda-vermelha (Calicalicus madagascarienses) são sobretudo insetívoros.
A reprodução dos vangídeos é pouco conhecida, tal como acontece com outras características do seu comportamento, pois passam a maior parte da vida escondidos nos matagais das pradarias e nas florestas. Constroem ninhos nas árvores, sendo a postura de três ou quatro ovos de cor branca ou esverdeada, com manchas pardas.
Admite-se que todos os vangídeos descendem de um único tipo ancestral. Com o tempo os seus bicos e hábitos alimentares diversificaram-se permitindo a ocupação da mesma área geográfica, sem existência de competição.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Vangídeos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$vangideos [visualizado em 2025-07-18 12:07:29].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix