Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

veado
favoritos

Mamífero artiodáctilo da família dos Cervídeos de que se conhecem variadas espécies, entre as quais o veado (Cervus elaphus) existe na Península Ibérica. Este veado também conhecido por vermelho, ou veado europeu, distribui-se por toda a Europa e por uma zona central do continente asiático, bem como pelo centro e o oeste do Canadá e o norte dos Estados Unidos da América. Os seus habitats são os bosques caducifólios e mistos, bosque de montanha até ao limite arbóreo e zonas de parques, e zonas junto a várzeas fluviais. É um animal grande com cerca de 2,5 metros de comprimento e um peso de 100 a 250 quilos.
As fêmeas por vezes designadas corças são mais pequenas e o seu peso varia entre os 90 e 120 quilos.
As suas hastes começam a nascer no início da primavera. Crescem até atingir o máximo de desenvolvimento na época do cio altura em que os machos, esfregando-as nas árvores as libertam da camada protetora, mas todos os anos as hastes se vão tornando maiores apresentando novas pontas. Após o acasalamento as hastes caem. A pelagem é pardo-avermelhada no verão e pardo-acinzentada no inverno com a zona anal avermelhada.
A maioria dos machos tem armações ramificadas cujo desenvolvimento termina antes do período de reprodução
Cervo ou veado
Ramificações dos galhos de um veado
Veado a pastar
Os machos possuem durante a época do cio e no inverno crinas compridas e espessas.
A atividade é preferencialmente crepuscular e noturna. O veado é um bom corredor e um bom saltador e nadador.
A sua alimentação é herbívora à base de ervas, gramíneas, folhas, caules frescos, bagas silvestres e outros frutos, casca de árvores e também frutos campestres.
As fêmeas vivem em manadas nas quais se incluem os veados mais jovens. Fora da época do cio os veados vivem em grupos de solteiros ou solitários.
A época do acasalamento ocorre no mês de setembro e outubro. Tem um período de gestação de 225 a 270 dias da qual resulta uma cria, raramente duas. Os recém-nascidos são de cor de canela, com uma franja dorsal escura e a pele manchada de branco no pescoço, dorso e costados. Os juvenis mantêm-se com as mães durante o primeiro ano. A longevidade do veado pode atingir os 15 a 18 anos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
veado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$veado [visualizado em 2025-07-14 18:37:21].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix