Vicente de Carvalho
Poeta parnasiano brasileiro, Vicente Augusto de Carvalho nasceu em 1866, em S. Paulo, e faleceu em 1924. Formado pela Faculdade de Direito de S. Paulo, onde se tornou adepto das ideias positivistas e defensor dos ideais republicanos, foi, mais tarde, eleito deputado estadual e exerceu os cargos de secretário do Interior, juiz e ministro do Tribunal de Justiça de S. Paulo.
É considerado um dos maiores poetas do Parnasianismo brasileiro, pela simplicidade da sua linguagem e pela riqueza das imagens que emprega, constituindo um certo sentimento lírico do mar o motivo maior da sua escrita. Atraído pelo jornalismo e pela política, em que bastante se empenhou ao longo da vida, começou a escrever muito cedo, contando apenas dezoito anos quando publicou o seu primeiro livro, Ardentias (1885).
No conjunto da sua obra destacam-se igualmente os títulos Marinha (1887), Relicário (1888), Rosa, Rosa de Amor (1902) e Poemas e Canções (1908).
-
ParnasianismoCorrente literária surgida em França, com a publicação em 1866 da revista Parnasse Contemporain, que...
-
Alfred North WhiteheadAlfred North Whitehead nasceu a 15 de fevereiro de 1861, na cidade de Ramsgate (Kent), em Inglaterra
-
Alfred RosenbergPolítico e filósofo alemão, Alfred Rosenberg nasceu a 12 de janeiro de 1893, em Reval, na Rússia (at
-
Alfred NobelQuímico, engenheiro e industrial sueco, nasceu em 1833, em Estocolmo, e morreu em 1896, em San Remo
-
Alfred SisleyPintor impressionista, de ascendência britânica, nasceu em 1839, em Paris, e morreu em 1899. Estudou
-
Alfred TennysonPoeta e dramaturgo inglês nascido em 1809 e falecido em 1892. Após ter recebido uma boa educação lit
-
Alfred E. HousmanPoeta e estudioso inglês, Alfred Edward Housman nasceu em 1859, em Fockbury, no Worcestershire. Filh
-
Alfred de MussetEscritor romântico francês nasceu em 1810 e morreu em 1857. Publicou obras de poesia (coligidas em P
-
Alfred SloanEmpresário e gestor norte-americano da indústria automóvel, nasceu em 1875 e morreu em 1966, foi o p
-
Alfred SchützTeórico australiano, Alfred Schutz nasceu em 1899 e morreu em 1959. A ameaça nazi fê-lo emigrar para