Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Vida Atribulada
favoritos

Segundo romance do políptico Cenas da Vida Contemporânea, narra a vida atribulada de duas gerações ligadas entre si por laços de sangue que só no final se desvendam.
Num primeiro momento, Alberto, em quem a "forte propensão para as exigências sensuais" herdada da mãe prevalece sobre o "gérmen de honestidade e de atividade para o trabalho" legado pelo pai, seduz Adelaide, uma jovem indolente e fantasista, órfã de um empregado público e vivendo só com a mãe, que a estimula a aborrecer o trabalho e a ambicionar um casamento rico.
Grávida e abandonada por Alberto, que fica noivo de uma jovem rica, Etelvina, Adelaide abandona o filho na roda e cai na prostituição. Vinte anos depois, Carlos, o filho de Adelaide, torna-se tipógrafo, estuda e faz-se jornalista. Apesar de leitor de Proudhon e consciente das desigualdades sociais, apaixona-se por uma vizinha rica, Albertina, precisamente uma das filhas de Alberto e Etelvina, jovem sonhadora e leitora de romances.
Depois de várias atribulações e com o reaparecimento de Adelaide, vinda do Brasil, onde enriqueceu, para esclarecer a natureza dos laços entre Carlos e Albertina, Alberto suicida-se. Albertina, entretanto casada, sublima na maternidade o seu amor incestuoso - embora não concretizado - e Carlos, ciente do passado da mãe e recuperado de uma febre cerebral, dedica-se com êxito ao jornalismo e à escrita, doando o dinheiro maldito de Adelaide a obras de caridade.
A obra reflete a filiação do autor nas teorias de Zola e Taine, insistindo constantemente no determinismo do meio e da hereditariedade, por exemplo quando o narrador explica a queda moral de Adelaide: "entregue só a si, à mercê das suas fragilidades, sem a direção judiciosa de uma voz amiga, fôra vítima do meio que a envolvera, de uma corrupção lenta, da educação e das circunstâncias".

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Vida Atribulada na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$vida-atribulada [visualizado em 2025-07-18 11:16:58].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix