Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Vila Nova de Foz Coa
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Vila Nova de Foz Coa, do distrito da Guarda, fica situado no extremo norte do distrito, é limitado a norte pelo rio Douro e concelhos de Moncorvo e Carrazeda de Anciães (ambos do distrito de Bragança), a sul encontra os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda e a este situa-se o concelho de S. João da Pesqueira do distrito de Viseu. Ocupa uma área de 398,2 km2 e é constituído por 17 freguesias: Amendra, Castelo Melhor, Cedovim, Chãs, Custóias, Freixo de Numão, Horta, Mós, Murça, Muxagata, Numão, Santa Comba, Santo Amaro, Sebadelhe, Seixas, Touça, Vila Nova de Foz Coa.
Em 2021, o concelho apresentava 6 304 habitantes.
O natural ou habitante de Vila Nova de Foz Coa denomina-se foz-coense.

História e Monumentos
O concelho de Vila Nova de Foz Coa tem como Monumentos Nacionais o Castelo de Numão e a Igreja Matriz de Foz Coa, esta com a fachada em estilo manuelino. Para além dos apontados tem também a Capela de Santa Quitéria (antiga Sinagoga), a Torre do Relógio (no local do castelo), as Capelas de S. Pedro e Santa Bárbara, a Capela de Santo António (em estilo barroco), as gravuras paleolíticas da Cavada do Inferno, de Vale de Cabrões e Vale José Esteves e da Ribeira de Petiscos, na freguesia de Muxagata, o Solar da Casa Grande (em estilo barroco), o museu de arqueologia e etnografia e a calçada romana na freguesia de Freixo de Numão.
 

Gravuras rupestres de Vila Nova de Foz Coa
Gravuras primitivas de Foz Coa
Brasão do concelho de Vila Nova de Foz Coa
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se várias festas no concelho de Vila Nova de Foz Coa, como a festa popular da freguesia de Santo Amaro no dia 15 de janeiro; a festa do Anjo de S. Gabriel, na freguesia de Castelo Melhor, e de N. Sra. do Campo, na freguesia de Almendra, ambas no domingo de Páscoa; a festa de Santo António, na freguesia de Touça, no dia 13 de junho; a festa de S. Pedro, na freguesia de Freixo de Numão, a 29 de junho; e a festa de S. Martinho, na freguesia de Seixas do Douro, no dia 11 de novembro. Durante a realização da quinzena da Amendoeira em Flor, de 14 de fevereiro a 1 de março, são organizadas várias atividades, entre elas a Feira Franca.
O feriado municipal realiza-se no dia 21 de maio.
 

Economia
A base económica do concelho é a agricultura, sendo a cultura principal a amêndoa. O vinho é uma boa fonte de rendimento, tanto o vinho de mesa como o generoso (Vinho do Porto), assim como a produção do azeite. Outra fonte económica é o cultivo de cebolo, tomate, pimento, repolho, batata, feijão e milho e laranja. Para além da agricultura, existem no concelho algumas indústrias do setor metalomecânico e do setor de exploração de pedreiras de xisto.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Vila Nova de Foz Coa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-05 10:18:34]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais