Vincent Van Gogh
Pintor holandês pós-impressionista, nasceu a 30 de março de 1853. Como Gauguin, é um apóstolo retardatário da pintura.
Abandonou a sua profissão em 1876 para se dedicar como pregador laico aos mineiros de Borinage, no sul da Bélgica. No verão de 1880, decidiu consagrar-se à pintura com a mesma paixão incontrolada e a mesma sede de absoluto com que quisera servir as classes desfavorecidas. A Arte, a Literatura e a Religião, concebia-as como várias facetas de um mesmo mistério. Deixou a descrição das suas buscas, métodos e intenções em inúmeras cartas escritas sobretudo ao irmão, Theo. A sua carreira não iria durar mais do que uma década. Dois anos em Paris, de fevereiro de 1886 a fevereiro de 1888, transformaram por completo as suas conceções e a sua pintura. Nada o teria preparado para a visão dos quadros impressionistas, as novas técnicas libertadoras, a explosão das cores. A paixão pela cor, assim como um temperamento marginal, levou-o até Arles, na Provença. Os Girassóis, A Ponte Levadiça (1888), o pomar de Pessegueiros em Flor (1889) são os temas deste período. Os Ciprestes e Corvos sobre a Seara pertencem à última fase, em que o equilíbrio emocional do pintor era precário. No dia 29 de julho de 1890, Van Gogh suicidou-se com um tiro. Van Gogh desenvolveu uma pintura caracterizada por uma intensidade emocional extrema. Mais do que pintar o que via, quis expressar o que sentia. E se o mundo do Impressionismo se pode revelar em pequenos pontos de luz, em Van Gogh esses pontos de luz tornam-se energia pura. Os objetos são distorcidos, as proporções falseadas, e a própria textura torna-se um elemento da expressão emocional do quadro. As cores são utilizadas no seu estado puro e aplicadas com a espátula ou o pincel, criando um relevo, um padrão, um ritmo insistente. A sua arte inicia o Expressionismo, valorizando o que é significativo em detrimento dos padrões de beleza clássicos, de maneira a que a pintura seja mais "verdadeira do que a própria verdade", nos dizeres do próprio artista.
Partilhar
Como referenciar
Vincent Van Gogh na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$vincent-van-gogh [visualizado em 2025-06-14 21:14:30].
Outros artigos
-
ExpressionismoO Expressionismo designa um movimento cultural que se manifestou nos mais diversos campos artísticos...
-
ImpressionismoIntroduçãoArtes PlásticasLiteraturaIntrodução Embora resultante de uma experiência espontânea e loca...
-
ParisAspetos Geográficos Cidade do Norte de França e capital do país, está situada a 370 km da foz do rio...
-
BélgicaGeografia País da Europa Ocidental. Situado no noroeste da Europa, abrange uma área de 30 528 km2. A...
-
Maurits Cornelius EscherArtista plástico holandês nasceu em 1898 e morreu em 1972. Os seus trabalhos - em que utilizou diver
-
CorotPintor francês, Jean-Baptiste Camille Corot nasceu em 1796, em Paris. Estudando inicialmente no lice
-
João Correia LopesPintor e entalhador do século XVIII, natural de Lamego. Foi chefe de uma importante oficina local e
-
Luís Pinto CoelhoPintor português nascido em 1942, em Lisboa, e falecido a 4 de novembro de 2001, em Madrid, Espanha,
-
Jorge ColaçoPintor e caricaturista, nascido em 1868, em Tânger, notabilizou-se na azulejaria, sendo considerado
-
Marcela CostaTecelã e pintora, Marcela Martins Costa nasceu em setembro de 1957, em Golungo Alto, na província do
Partilhar
Como referenciar 
Vincent Van Gogh na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$vincent-van-gogh [visualizado em 2025-06-14 21:14:30].