Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Viriatos
favoritos

Este nome foi dado ao grupo de voluntários portugueses do Tércio da Legião Portuguesa (fundada em 1936) que participaram na Guerra Civil de Espanha (1936-1939), por afinidade com o lusitano Viriato, guerreiro que no século II a. C. resistiu à ocupação dos romanos.

Chegaram a atingir a cifra de 20 000 homens. Entre estes notabilizaram-se alguns pilotos aviadores portugueses que integraram as forças nacionalistas espanholas, tendo sido os primeiros, também voluntários, o Dr. José Adriano Pequito Rebelo (que combateu com a sua própria avioneta), José Caetano R. Sepúlveda Veloso (que era piloto de turismo e passou a partir de 1937 a ser de guerra para este fim) e Simão Aranha, que esteve nas mesmas circunstâncias do anterior. Também por Viriatos ficaram conhecidos os elementos de uma missão militar de observação portuguesa em Espanha, enviada pelo governo de Lisboa durante a Guerra Civil, dividida numa secção de Assistência e numa de Observação.
Nesta missão, foram enviados pilotos como Flores de Barros, Morais Calda, Luís Filipe Craveiro Lopes de Sousa, Francisco Levi Vieira Cardoso Dias e Faro e António Henriques da Cunha.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Viriatos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-22 23:14:35]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe