Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Vladimir Nabokov
favoritos

Escritor norte-americano de origem russa, nascido em 1899 e falecido em 1977, exilou-se com a família na Inglaterra, França e Alemanha. Neste último país, escreveu, em russo, a primeira parte da sua obra literária, de entre a qual se destaca Mashenka e Glória.
Em 1940 partiu para os Estados Unidos da América, adquirindo a nacionalidade americana em 1945. Começou a escrever em inglês, mantendo, nas obras deste período, o fundo fantástico, a visão irónica da vida quotidiana e a mestria formal que já havia demonstrado, e almejou levar a cabo um retrato da sociedade norte-americana através das suas convenções culturais e posturas perante o sexo.
São dignas de nota as narrativas: Invitation to a Beheading, The Real Life of Sebastian Knight, Lolita, um grande êxito editorial transposto para o cinema por S. Kubrick e cujo argumento se baseia nos amores de um homem adulto por uma adolescente, Pale Fir, Pnin, Ada; or Ardor: A Family Chronicle e Speak Memory.
Vladimir Nabokov, escritor norte-americano de origem russa
Pormenor do cartaz de "Lolita", filme realizado por Stanley Kubrick, em 1962, adaptado do romance homónimo de Vladimir Nabokov
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Vladimir Nabokov na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$vladimir-nabokov [visualizado em 2025-06-23 07:26:53].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac