Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

2 min

Volkswagen
favoritos

A marca alemã de automóveis Volkswagen (VW) produziu os primeiros carros em 1936 por iniciativa de Ferdinand Porsche, que assim correspondeu a um pedido de Adolf Hitler, desejoso de ter na Alemanha um carro acessível a toda população. Volkswagen significa "carro do povo". Surgiu, assim, o Volkswagen "Carocha" que, contudo, devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial, em 1939, viu o início da sua produção ser cancelada. Foram, no entanto, construídos veículos militares inspirados no "carocha".
A fábrica dos Volkswagen, situada em Wolfsburgo, ficou bastante afetada pelos bombardeamentos dos Aliados. Após o final da guerra, em 1945, a VW ficou na mão dos ingleses, sendo dirigida pelo major Ivan Hirst. Em 1946, com a fábrica ainda por restaurar mas já renomeada Volkswagen, eram produzidas mil viaturas por mês, mas nem por isso os grandes construtores franceses, italianos ou norte-americanos se interessaram em dirigir o projeto. Em 1949 foi introduzida a produção de uma carrinha com um design baseado no "Carocha", que se tornou também bastante popular. O "Carocha", com motor e tração traseira, viu crescer surpreendentemente a sua popularidade e até 1954 foram vendidos um milhão de automóveis. O carro fez um enorme sucesso nos Estados Unidos da América, o que permitiu que até 1973 fossem fabricados mais de 16 milhões de "carochas", dentro de diversas versões. No final dos anos 60, a VW atravessou um período de crise por não conseguir encontrar um carro para suceder ao "Carocha". Até que, em 1974, foi lançado o VW Golf, que viria a ser mais um tremendo sucesso da marca alemã. Ao contrário do "Carocha", o Golf já tinha o motor e a tração dianteiros, seguindo as tendências da indústria automóvel. O "Carocha", no entanto, continuou a ser produzido na Alemanha até 1978 e ainda no Brasil, México e Argentina. Contudo, os números de produção baixaram bastante. A 21 de julho de 2003 foi fabricado no México o ultimo "Carocha", depois de terem sido vendidas 21 milhões de unidades. A Volkswagen, entretanto, alargou a sua gama de ofertas com modelos como o pequeno Polo, os desportivos Scirocco e o Corrado e o familiar Passat. A segunda geração do Golf surgiu em 1983. De notar que este carro nos Estados Unidos da América, onde também se tornou muito popular, se chamou Rabbit até 1985. Até 2002 foram vendidos no mundo 22 milhões de Golf, que assim ultrapassou as vendas do "Carocha". Em 1998 foi lançado um novo "Carocha", com um estilo baseado no antigo, mas com a mecânica do Golf. Contudo, ao contrário do seu antecessor, este já não era um carro acessível ao grande público, mas sim uma viatura para elites. Em 2002, a marca anunciou que se ia lançar em dois novos segmentos do mercado, o de luxo e o de todo-o-terreno. Para o primeiro caso criou o Phaeton e para o segundo o Touareg. Entretanto, continuou a renovar a sua gama com novas versões do Golf, do Polo e com a introdução do utilitário Lupo e do monovolume Sharan. A VW lidera o Grupo Volkswagen, ao qual também pertencem as marcas alemãs Audi desde 1966, e NSU, adquirida em 1969, apesar do nome não ser utilizado desde 1977. Em 1987 o grupo comprou a marca espanhola Seat, a que se seguiu a Skoda, da Checoslováquia, em 1991. A marca de luxo inglesa Bentley foi adquirida em 1998, no mesmo ano em que se juntaram ao grupo as marcas desportivas italianas Bugatti e Lamborghini.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Volkswagen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-14 05:59:08]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Volkswagen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-14 05:59:08]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto