Volkswagen
A marca alemã de automóveis Volkswagen (VW) produziu os primeiros carros em 1936 por iniciativa de Ferdinand Porsche, que assim correspondeu a um pedido de Adolf Hitler, desejoso de ter na Alemanha um carro acessível a toda população. Volkswagen significa "carro do povo". Surgiu, assim, o Volkswagen "Carocha" que, contudo, devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial, em 1939, viu o início da sua produção ser cancelada. Foram, no entanto, construídos veículos militares inspirados no "carocha".
A fábrica dos Volkswagen, situada em Wolfsburgo, ficou bastante afetada pelos bombardeamentos dos Aliados. Após o final da guerra, em 1945, a VW ficou na mão dos ingleses, sendo dirigida pelo major Ivan Hirst. Em 1946, com a fábrica ainda por restaurar mas já renomeada Volkswagen, eram produzidas mil viaturas por mês, mas nem por isso os grandes construtores franceses, italianos ou norte-americanos se interessaram em dirigir o projeto. Em 1949 foi introduzida a produção de uma carrinha com um design baseado no "Carocha", que se tornou também bastante popular. O "Carocha", com motor e tração traseira, viu crescer surpreendentemente a sua popularidade e até 1954 foram vendidos um milhão de automóveis. O carro fez um enorme sucesso nos Estados Unidos da América, o que permitiu que até 1973 fossem fabricados mais de 16 milhões de "carochas", dentro de diversas versões. No final dos anos 60, a VW atravessou um período de crise por não conseguir encontrar um carro para suceder ao "Carocha". Até que, em 1974, foi lançado o VW Golf, que viria a ser mais um tremendo sucesso da marca alemã. Ao contrário do "Carocha", o Golf já tinha o motor e a tração dianteiros, seguindo as tendências da indústria automóvel. O "Carocha", no entanto, continuou a ser produzido na Alemanha até 1978 e ainda no Brasil, México e Argentina. Contudo, os números de produção baixaram bastante. A 21 de julho de 2003 foi fabricado no México o ultimo "Carocha", depois de terem sido vendidas 21 milhões de unidades. A Volkswagen, entretanto, alargou a sua gama de ofertas com modelos como o pequeno Polo, os desportivos Scirocco e o Corrado e o familiar Passat. A segunda geração do Golf surgiu em 1983. De notar que este carro nos Estados Unidos da América, onde também se tornou muito popular, se chamou Rabbit até 1985. Até 2002 foram vendidos no mundo 22 milhões de Golf, que assim ultrapassou as vendas do "Carocha". Em 1998 foi lançado um novo "Carocha", com um estilo baseado no antigo, mas com a mecânica do Golf. Contudo, ao contrário do seu antecessor, este já não era um carro acessível ao grande público, mas sim uma viatura para elites. Em 2002, a marca anunciou que se ia lançar em dois novos segmentos do mercado, o de luxo e o de todo-o-terreno. Para o primeiro caso criou o Phaeton e para o segundo o Touareg. Entretanto, continuou a renovar a sua gama com novas versões do Golf, do Polo e com a introdução do utilitário Lupo e do monovolume Sharan. A VW lidera o Grupo Volkswagen, ao qual também pertencem as marcas alemãs Audi desde 1966, e NSU, adquirida em 1969, apesar do nome não ser utilizado desde 1977. Em 1987 o grupo comprou a marca espanhola Seat, a que se seguiu a Skoda, da Checoslováquia, em 1991. A marca de luxo inglesa Bentley foi adquirida em 1998, no mesmo ano em que se juntaram ao grupo as marcas desportivas italianas Bugatti e Lamborghini.
A fábrica dos Volkswagen, situada em Wolfsburgo, ficou bastante afetada pelos bombardeamentos dos Aliados. Após o final da guerra, em 1945, a VW ficou na mão dos ingleses, sendo dirigida pelo major Ivan Hirst. Em 1946, com a fábrica ainda por restaurar mas já renomeada Volkswagen, eram produzidas mil viaturas por mês, mas nem por isso os grandes construtores franceses, italianos ou norte-americanos se interessaram em dirigir o projeto. Em 1949 foi introduzida a produção de uma carrinha com um design baseado no "Carocha", que se tornou também bastante popular. O "Carocha", com motor e tração traseira, viu crescer surpreendentemente a sua popularidade e até 1954 foram vendidos um milhão de automóveis. O carro fez um enorme sucesso nos Estados Unidos da América, o que permitiu que até 1973 fossem fabricados mais de 16 milhões de "carochas", dentro de diversas versões. No final dos anos 60, a VW atravessou um período de crise por não conseguir encontrar um carro para suceder ao "Carocha". Até que, em 1974, foi lançado o VW Golf, que viria a ser mais um tremendo sucesso da marca alemã. Ao contrário do "Carocha", o Golf já tinha o motor e a tração dianteiros, seguindo as tendências da indústria automóvel. O "Carocha", no entanto, continuou a ser produzido na Alemanha até 1978 e ainda no Brasil, México e Argentina. Contudo, os números de produção baixaram bastante. A 21 de julho de 2003 foi fabricado no México o ultimo "Carocha", depois de terem sido vendidas 21 milhões de unidades. A Volkswagen, entretanto, alargou a sua gama de ofertas com modelos como o pequeno Polo, os desportivos Scirocco e o Corrado e o familiar Passat. A segunda geração do Golf surgiu em 1983. De notar que este carro nos Estados Unidos da América, onde também se tornou muito popular, se chamou Rabbit até 1985. Até 2002 foram vendidos no mundo 22 milhões de Golf, que assim ultrapassou as vendas do "Carocha". Em 1998 foi lançado um novo "Carocha", com um estilo baseado no antigo, mas com a mecânica do Golf. Contudo, ao contrário do seu antecessor, este já não era um carro acessível ao grande público, mas sim uma viatura para elites. Em 2002, a marca anunciou que se ia lançar em dois novos segmentos do mercado, o de luxo e o de todo-o-terreno. Para o primeiro caso criou o Phaeton e para o segundo o Touareg. Entretanto, continuou a renovar a sua gama com novas versões do Golf, do Polo e com a introdução do utilitário Lupo e do monovolume Sharan. A VW lidera o Grupo Volkswagen, ao qual também pertencem as marcas alemãs Audi desde 1966, e NSU, adquirida em 1969, apesar do nome não ser utilizado desde 1977. Em 1987 o grupo comprou a marca espanhola Seat, a que se seguiu a Skoda, da Checoslováquia, em 1991. A marca de luxo inglesa Bentley foi adquirida em 1998, no mesmo ano em que se juntaram ao grupo as marcas desportivas italianas Bugatti e Lamborghini.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Volkswagen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-14 05:59:08]. Disponível em
Outros artigos
-
LamborghiniA marca italiana de automóveis Lamborghini foi fundada em 1963 pelo homem de negócios Ferrucio Lambo...
-
BentleyA marca inglesa de automóveis de luxo e de carros desportivos Bentley foi fundada a 18 de janeiro de...
-
ChecoslováquiaAntigo estado da Europa Central, a Checoslováquia formou-se em consequência da desagregação do Impér...
-
SkodaEmpresa checa de automóveis, surgiu em 1925 como resultado da fusão da Laurin & Klement, fundada em ...
-
SeatA marca espanhola de automóveis Seat (Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo) foi fundada a 9 ...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
MéxicoGeografia País da América do Norte. Se tivermos em conta critérios relativos à origem da população e...
-
ArgentinaGeografia País da América do Sul. Ocupa a maior parte da secção meridional deste continente e abrang...
-
BrasilGeografia País da América do Sul. A República Federativa do Brasil tem 26 estados e um Distrito Fede...
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...
ver+
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Volkswagen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-14 05:59:08]. Disponível em