Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Walter Gropius
favoritos

Arquiteto alemão nascido a 18 de maio de 1883, em Berlim.
Estudou arquitetura em Munique e Berlim. Antes da Primeira Guerra Mundial fez alguns projetos de edifícios e, a convite de entidades oficiais da cidade de Weimar, abriu a escola Bauhaus em 1919. Através desta escola veiculou as suas ideias sobre design. A teoria mais significativa era a de que qualquer projeto de design deveria ser estudado tendo em vista a funcionalidade do objeto (que tanto poderia ser um edifício como uma peça de roupa), as suas necessidades, e levando em consideração todas as técnicas modernas e todos os materiais de construção. Para obter esse resultado, o primeiro passo seria o de colocar de lado todas as formas pré-estabelecidas e estilos já existentes.

Convidou os melhores artistas e arquitetos da época para integrarem o corpo docente da escola. Entre eles encontravam-se Paul Klee, Lyonel Feininger, Wassily Kandinsky, László Moholy-Nagy, Marcel Breuer e Josef Albers. Gropius deixou a escola em 1928. Exilou-se em Inglaterra e depois nos Estados Unidos aquando da ascensão do regime nazi, que dissolvera a Bauhaus em 1933.
Tornou-se professor da Universidade de Harvard, introduzindo o espírito Bauhaus no ensino da arquitetura, o que veio a marcar as novas gerações de arquitetos e designers americanos. A par do ensino, envolveu-se em projetos de parceria com Marcel Breuer e formou uma associação de arquitetos em 1946, continuando a trabalhar ativamente até 1969, o ano da sua morte.

Edifício da Escola de Arte da Bauhaus em Dessau, Alemanha
Planta do bairro residencial de Törten
Bairro residencial de Törten, em Dessau, da autoria de Gropius
Vista geral da "Escola de Bauhaus"
Fachada principal da "Escola de Bauhaus" em Dessau, da autoria de Walter Gropius
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Walter Gropius na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-25 12:42:47]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto