Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Willemstad
favoritos

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade das Antilhas Holandesas, Willemstad localiza-se na parte sudeste da ilha de Curaçao, nas Caraíbas, não muito distante da costa venezuelana. Encontra-se dividida em duas partes - Punda e Otrobanda -, separadas pela baía de St. Anna, que conduz ao grande porto natural chamado Schottegat. Possui cerca de 125 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
Edifícios em Willemstad, Curaçau
Mercado flutuante em Willemstad, Curaçau
Palácio do Governador, Forte de Amesterdão, Willemstad
Ponte Queen Juliana em Willemstad, Curaçau
Punda, uma das partes da cidade, foi fundada em 1634, quando os holandeses conquistaram a ilha de Curaçao a Espanha. Otrobanda, a outra metade, foi fundada em 1707, sendo considerada o centro cultural de Willemstad. As duas partes ficaram ligadas em 1888 através da ponte Rainha Emma (reconstruída em 1939 e restaurada já no século XXI). A cidade permaneceu sob domínio holandês, com a exceção de duas breves ocupações britânicas (1800-1803 e 1807-1816), até que em 1954 as Antilhas Holandesas adquiriram o estatuto de autogoverno no interior da coroa holandesa. Em 1997, o centro da cidade e o porto foram classificados Património Mundial pela UNESCO. Entre os seus principais monumentos, destacam-se o Forte Amesterdão (de 1635), atual sede do Governo e em tempos instrumento de defesa do porto de Schottegat; e a sinagoga Mitvé Israel (de 1732), a mais antiga em funcionamento no hemisfério ocidental.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Cidade portuária, possui um dos maiores portos do mundo em termos de tonelagem e tem uma das maiores docas secas das Américas. O seu centro revela uma arquitetura colonial influenciada pelos vários estilos holandeses, sendo a cidade das Caraíbas mais influenciada pelos europeus. É também um importante destino turístico e ostenta diversos casinos. Alguns dos seus pontos de maior destaque incluem a Diocese, a Catedral de Nossa Senhora do Rosário e o edifício Penha, entre outros. Outras atrações são o Museu Kurá Hulanda e o Museu do Curaçao.

Economia
Centro administrativo, cultural e económico do país, a cidade destaca-se nas áreas da refinação e transformação de petróleo, do turismo e da banca. O porto desempenha também um papel de destaque na sua economia. É servida pelo aeroporto internacional de Hato.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Willemstad na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$willemstad [visualizado em 2025-06-24 02:46:00].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac