WPPSI - Escala de inteligência pré-escolar
O WPPSI é a escala Wechsler de inteligência para crianças pré-escolares. Foi criada por David Wechsler e a sua versão final surgiu em 1967.
Inicialmente foi criada para constituir uma revisão do WISC (também de Wechsler), ampliando-o no sentido de atender às necessidades de avaliação de crianças em idade pré-escolar. Por várias razões esta hipótese foi abandonada, em favor de uma nova escala, destinada especificamente para o uso de crianças dos 4 aos 6 anos e meio.
O WPPSI, tal como o WISC, é constituído por um conjunto de subtestes, sendo que cada um em separado pode ser considerado como uma medida para uma capacidade diferente. Compreende duas escalas, a verbal e a de realização com seis e cinco testes respetivamente.
A escala verbal abrange os subtestes: informação, vocabulário, aritmética, semelhanças, compreensão e sentenças, sendo este último um teste suplementar. A escala de realização compreende os subtestes: casa de animais, complemento de figuras, labirintos, desenhos geométricos e cubos.
Com estas escalas permite obter um QI verbal, um QI de realização e um QI total, composto pelos dois anteriores.
Tem como indicações a avaliação do nível intelectual, o levantamento de indícios que possam estar associados a alterações psiconeurológicas ou a lesões cerebrais e ainda a possibilidade de interpretar problemas de desenvolvimento e/ou psicopatológicos.
Apesar de não ser considerada meramente uma extensão do WISC, mas sim uma nova escala, o WPPSI mantém alguns testes que constam do WISC, o que pode permitir estudos longitudinais e comparativos, já que ambos podem medir certas capacidades em diferentes níveis do desenvolvimento.
-
David WechslerPsicólogo norte-americano de origem romena, nascido em 1896 e falecido em 1981, que ocupou o lugar d...
-
idTermo introduzido por Georg Groddeck, em 1923, e conceptualizado por Freud no mesmo ano. Designa uma
-
identidade (psicologia)Pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, o
-
terceira idadeEtapa da vida de um indivíduo que tem o seu início, dependendo da cultura e do desenvolvimento da so
-
idealismoTermo formado a partir da palavra grega eidos, que significava inicialmente aparência, forma corpora
-
hospitalismoEntende-se pelo conjunto de perturbações que o bebé pode sofrer devido a carências maternas quantita
-
ideologiaTendo como significado basicamente um conjunto estruturado de ideias, a palavra ideologia teve ao lo
-
identificação projetivaIdentificação projetiva é um mecanismo de defesa que se manifesta por um processo inconsciente, no q
-
histeriaO termo tem origens do grego hystéra, que significa "útero", e é originário de uma teoria em que o ú
-
ideiaA natureza e a origem das ideias são questões que suscitam debates a que nenhum filósofo se pode esq