Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura2 min

Zhao Ziyang
favoritos

Político e governante chinês, nascido a 17 de outubro de 1919, em Hua, na província de Henan, e falecido a 17 de janeiro de 2005, destacou-se pelas tentativas de modernização e democratização da China enquanto foi primeiro-ministro.
Pertencente a uma abastada família de proprietários rurais, juntou-se à juventude comunista por volta dos treze anos.
Durante a segunda guerra sino-chinesa e a consequente guerra da independência (entre 1937 e 1949), trabalhou como dirigente do Partido Comunista Chinês, mas foi a partir de 1951 que ganhou importância no seio do partido, na província de Guangdong. Destacou-se por introduzir importantes reformas agrícolas e foi um dos poucos agentes governamentais a ser indicado para um cargo provincial de topo sem ter antes passado pelo Comité Central.
No entanto, na década de 60 caiu em desgraça por ser renegado pelos partidários do presidente Mao Zedong. Durante a Revolução Cultural passou quatro anos em trabalhos forçados numa fábrica, depois de ter sido acusado de pertencer à classe dos senhores das terras. Em 1971 foi designado para exercer um cargo oficial na Mongólia. Ziyang só foi reabilitado em 1973, ao ser nomeado governador da província de Sichuan. Esta província estava em colapso económico mas Zhao Ziyang conseguiu dar a volta à situação, nomeadamente ao fazer crescer a produção industrial em cerca de 80 por cento.
Deng Xiaoping, que estava em ascensão política, reparou no trabalho de Ziyang e em 1977 levou-o para o Politburo, instituição que centraliza o poder na China.
Em 1979 Ziyang foi nomeado vice-primeiro-ministro e, logo seis meses depois, já em 1980, foi designado primeiro-ministro. Um dos seus principais objetivos foi transformar a China num estado socialista moderno e democrático. Introduziu diversas reformas para promover o desenvolvimento económico, tendo obtido grande sucesso na agricultura e na indústria ligeira. Também obteve bons resultados na desburocratização do país e na luta contra a corrupção. Desenvolveu ainda os laços comerciais com o Ocidente, especialmente com os Estados Unidos da América.
Em 1987 foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista, sendo sucedido por Li Peng no cargo de primeiro-ministro.
No entanto, em finais da década de 80, foi considerado um dos responsáveis pelo crescimento da inflação no país. Acabou por ser afastado do poder em 1989, depois de ter visitado e apoiado os estudantes que se revoltaram na Praça de Tiananmen, reclamando por reformas políticas e sociais em prol da democracia. Contudo, permaneceu como membro de partido, embora tendo passado a viver em prisão domiciliária.
Zhao Ziyang faleceu a 17 de janeiro de 2005, com 85 anos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Zhao Ziyang na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$zhao-ziyang [visualizado em 2025-07-11 15:40:20].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix