árbitro

ár.bi.tro
ˈarbitru
nome masculino
1.
aquele que resolve questões por escolha de um tribunal ou por consenso das partes litigantes
2.
juiz do tribunal arbitral (juiz não togado)
3.
DESPORTO indivíduo que, em jogos desportivos, fiscaliza a observância das regras
4.
figurado aquele que julga ou decide; avaliador
adjetivo
que julga por seu arbítrio
DESPORTO (futebol) árbitro assistente
cada um dos dois elementos da equipa de arbitragem que, sob a direção do árbitro, devem auxiliar ao cumprimento das leis de jogo, acenando com uma pequena bandeira sempre que a bola transponha as linhas laterais ou de fundo, sempre que algum jogador se encontre em fora de jogo, etc.; árbitro auxiliar, fiscal de linha
DESPORTO (futebol) árbitro auxiliar
cada um dos dois elementos da equipa de arbitragem que, sob a direção do árbitro, devem auxiliar ao cumprimento das leis de jogo, acenando com uma pequena bandeira sempre que a bola transponha as linhas laterais ou de fundo, sempre que algum jogador se encontre em fora de jogo, etc.; árbitro assistente, fiscal de linha
DESPORTO (futebol) árbitro de baliza
cada um dos árbitros assistentes adicionais que, sob a direção do árbitro, devem supervisionar a zona junto a uma das balizas, indicando quando a bola atravessa completamente a linha de baliza, a que equipa pertence a bola quando esta ultrapassa a linha de fundo, etc.
DESPORTO (futebol) quarto árbitro
elemento da equipa de arbitragem que, sob a direção do árbitro, deve fazer cumprir as leis do jogo nas áreas adjacentes ao campo de jogo, supervisionando os processos de substituição, indicando o tempo de jogo adicional concedido no final de cada parte, etc.
Do latim arbĭtru-, «idem»
ANAGRAMAS
Como referenciar: árbitro in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 19:15:34]. Disponível na Internet: