administração

ad.mi.nis.tra.ção
ɐdminiʃtrɐˈsɐ̃w̃
nome feminino
1.
ação ou efeito de administrar; direção; gerência; governo
2.
gestão de bens, negócios, património, organização, etc.
3.
modo como se efetua essa gestão
4.
equipa incumbida da gestão de determinada empresa, instituição, etc.
5.
cargo de administrador
6.
período de tempo em que determinado indivíduo desempenha a função de administrador
7.
ramo do conhecimento que se dedica ao estudo das formas e modelos mais eficazes de administrar
8.
sede de serviços administrativos
9.
conjunto de organismos e de funcionários que asseguram a atividade de determinado setor público, de acordo com o decidido por instância política superior
10.
POLÍTICA nos EUA e noutros países, conjunto dos indivíduos que asseguram o governo do país, sob a direção de um presidente
11.
ato de aplicar (algo) ou de pôr (algo) em prática
12.
ato de dar a tomar (medicamento, vacina, etc.)
13.
ação de conferir (sacramento)
administração central
conjunto dos funcionários e dos órgãos administrativos do Estado cuja competência respeita à totalidade do território
administração local
conjunto dos funcionários e dos órgãos administrativos autárquicos, metropolitanos e intermunicipais
administração pública
conjunto dos funcionários e órgãos administrativos do Estado
Do latim administratiōne-, «idem»
Como referenciar: Porto Editora – administração no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-14 08:51:44]. Disponível em