amarelo

a.ma.re.lo
ɐmɐˈrɛlu
nome masculino
1.
uma das quatro cores utilizadas em quadricromia, semelhante à do limão maduro, da gema do ovo ou do ouro
2.
cor correspondente à sensação provocada na visão humana pelas radiações monocromáticas cujos comprimentos de onda variam entre os 595 e os 575 nanómetros, aproximadamente, situando-se no espetro solar, entre o verde e o laranja
3.
coloquial iluminação semafórica de cor semelhante à do ouro, de transição da luz verde para a vermelha, que proíbe a entrada na zona regulada pelo sinal (salvo se o veículo estiver já muito perto da referida zona quando a luz se acender e não for possível parar em condições de segurança)
4.
plural objetos ou peças de metal amarelo como o cobre ou o latão
5.
BOTÂNICA (Tricholoma equestre) plural cogumelo comestível, tem chapéu amarelado de formato cónico a convexo em jovem e aplanado com margem recurvada em adulto, podendo atingir cerca de 12 centímetros de diâmetro, cutícula espessa e viscosa e pé maciço de superfície lisa, que pode chegar aos 10 centímetros de altura, sendo também conhecido por míscaro-amarelo, tortulho, tricoloma-amarelo, etc.
adjetivo
1.
que tem a cor do limão, da gema do ovo ou do ouro
2.
pálido, descorado
3.
depreciativo designação preconceituosa e discriminatória de pessoa ou cultura de origem asiática
4.
POLÍTICA depreciativo, gíria diz-se do trabalhador ou da organização que, num conflito laboral coletivo, se opõe à forma de luta adotada (greve, protesto, etc.)
5.
figurado diz-se de sorriso forçado, que demonstra constrangimento ou embaraço
Do baixo latim hispânico amarillu-, «amarelento; pálido»
ANAGRAMAS
amarelo
forma do verbo amarelar
1.ª pessoa do singular do presente do indicativo
eu amarelo
Como referenciar: amarelo in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-15 08:29:26]. Disponível na Internet:

PROVÉRBIOS

  • Antes minha face com fome amarela que vergonha nela.
  • Quanto mais me dá a minha galinha amarela, mais eu quero por ela.
VER +