formigueiro

for.mi.guei.ro
furmiˈɡɐjru
nome masculino
1.
construção feita debaixo da terra pelas formigas, na qual se recolhem
2.
grande quantidade de formigas
3.
grande quantidade de pessoas; multidão
4.
lugar onde está muita gente em movimento
5.
sensação de picadas localizada numa dada área do corpo, idêntica à que seria causada por formigas a passar sobre a pele; comichão
6.
popular impaciência; desassossego
7.
VETERINÁRIA doença do casco dos cavalos
8.
ORNITOLOGIA (Jynx torquilla) ave trepadora, da família dos Picídeos, comum em Portugal, atinge cerca de 17 centímetros de comprimento e apresenta plumagem malhada em tons castanhos e pardos, com listras escuras, bico curto e cauda comprida, distinguindo-se pelo canto característico e pelo hábito de girar o pescoço, sendo também conhecida por doidinha, gira-pescoço, torcicolo, etc.
9.
ZOOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes espécies de mamíferos, nativos das regiões tropicais de África, América Central e América do Sul, geralmente desdentados, de focinho longo e tubular, cauda grande e volumosa, garras fortes e língua comprida e pegajosa, própria para capturar formigas e térmites, também conhecidos por papa-formigas, urso-formigueiro, etc.
10.
Açores vento que sopra de sudeste, do lado dos ilhéus das Formigas
adjetivo
antiquado, popular diz-se de ladrão de coisas pouco valiosas
formigueiro humano
zona de grande densidade populacional
De formiga+-eiro
Como referenciar: formigueiro in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 11:52:56]. Disponível na Internet: