fra.caˈfrakɐ
nome feminino
ORNITOLOGIA (Numida meleagris) ave galinácea, da família dos Numidídeos, nativa do continente africano, tem plumagem escura com pintas brancas, cabeça e pescoço nus, de coloração variável entre o branco e o azul-claro, e crista óssea característica, sendo também conhecida por capote, estou-fraca, galinha-da-índia, galinha-da-numídia, galinha-d'angola, galinha-da-guiné, galinha-do-mato, pintada, etc.
De origem onomatopeica, aludindo ao seu cacarejar carcterístico
fraca
adjetivo feminino singular de fraco
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – fraca no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-13 05:34:03]. Disponível em
Exemplos retirados da internet, não verificados pela equipa editorial
- Há aquele excesso de jardins e de adjectivos que denunciam uma fraca literatura.
- Katharine, a gémea frágil e fraca, está mais forte que nunca.
- Neste livro, o Papa Francisco mostra-nos que essa luz, por mais fraca que seja, nunca se apaga.
- Tal como milhões de americanos, Ali enfrentou durante anos os maus hábitos alimentares, o stresse e a fraca auto-estima.
- Consequentemente, as preocupac¸o~es dos primeiros bispos cato´licos flutuaram entre a persiste^ncia de paganismo e a fraca assimilac¸a~o do cristianismo.
- O argumento central deste ensaio é o de que os problemas das finanças públicas derivam da fraca qualidade da democracia.
- E o trabalho na cozinha é coisa de gente fraca?
- «Vai buscar o meu casaco», segredou ela com uma voz fraca.
- «Apaixonei-me» é capaz de ser uma palavra demasiado forte, mas não conheço nenhuma mais fraca que sirva.
- Detetive amador de olho apurado e fraca crença em coincidências, Vance logo assinala a referência a uma conhecida lengalenga infantil.
ver+