papalvo

pa.pal.vo
pɐˈpaɫvu
nome masculino
1.
indivíduo que se deixa enganar facilmente; pacóvio; simplório; lorpa
2.
ZOOLOGIA (Martes foina) pequeno mamífero carnívoro, da família dos Mustelídeos, de corpo flexível e esguio, focinho pontiagudo, patas curtas, pelagem branca à volta das orelhas e da boca, negra nas patas e cauda, e cinzento-escura no resto do corpo, que exala um cheiro intenso e desagradável, sendo também conhecido por fuinha, gardunho, papalva, etc.
3.
ZOOLOGIA (Felis silvestris) mamífero carnívoro, da família dos Felídeos, de aspeto semelhante ao do gato doméstico mas de porte mais robusto e com cauda mais grossa e tufada, que ocupa sobretudo habitats florestais e zonas com baixa densidade humana, sendo também conhecido por gato-bravo, gato-montês, marto, etc.
4.
ORNITOLOGIA (Coturnix coturnix) ave galiforme, migratória, da família dos Fasianídeos, existente em Portugal, tem bico curto e plumagem listada em tons castanhos, mais escuros nas partes superiores e amarelados nas inferiores, sendo também conhecida por calcaré, calhota, calquiré, carcolé, codorniz, codorniz-comum, cracolé, paspalhaça, paspalhão, paspalhás, tem-te-lá, etc.
5.
ORNITOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes aves da família dos Apodídeos, insetívoras, de asas longas e estreitas, dedos curtos e plumagem geralmente escura, que inclui espécies também conhecidas por andorinhão, pederneira, pedreiro, etc.
De papo+alvo
Como referenciar: papalvo in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-08 22:34:45]. Disponível na Internet: