estômago

nome masculino
Órgão oco, musculomembranoso que faz parte do tubo digestivo e do qual é a porção mais alargada. Está situado na região epigástrica (por baixo do diafragma ou subfrénica) e no hipocôndrio esquerdo ou subfrénica esquerda e comunica, em cima, com o esófago através do cárdia e, em baixo, com o duodeno através do piloro. O estômago, que tem uma forma semelhante a uma gaita de foles, é formado por: a) uma porção vertical descendente, a mais volumosa e longa, limitada, em cima, pelo cárdia e constituída por uma parte mais grossa (grande tuberosidade ou fundo do estômago) e, por baixo desta, pelo corpo do estômago cuja parte inferior (pequena tuberosidade) é mais inclinada; b) por uma porção horizontal da esquerda para a direita (antro gástrico ou do estômago) que termina no piloro, ligação com o duodeno. O estômago tem dois bordos: o superior, côncavo ou pequena curvatura, e um inferior, convexo ou grande curvatura. A mucosa do estômago segrega o suco gástrico de grande importância na digestão alimentar.
estômago biloculado ou em relógio de areia
Deformidade do estômago, congénita ou adquirida, caracterizada por uma estenose na parte média que divide o estômago em duas partes.
estômago em caracol
Estômago em que, por retração da pequena curvatura, o cárdia e o piloro quase que entram em contacto.
estômago em cascata
Forma de estômago, congénita ou adquirida, em que as cavidades ocupam planos distintos, esvaziando-se a superior, em cascata, na inferior.
estômago em saco
Estômago dilatado, em que não se distingue o antro e o fundo.
Do grego stómachos
Como referenciar: estômago in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 14:31:45]. Disponível na Internet: