pneumonia

nome feminino
Inflamação do parênquima pulmonar, caracterizada por consolidação da região afetada (lobos, segmentos ou lóbulos) ficando os espaços alveolares preenchidos por exsudado, células inflamatórias e fibrina. A maior parte das pneumonias são infeciosas e provocadas por microrganismos (bactérias e vírus e, menos frequentemente, por protozoários, rikétsias e fungos). As pneumonias podem ser também provocadas por agentes químicos ou por traumatismos. Quando existe importante atingimento dos brônquios da região patológica, designa-se broncopneumonia.
pneumonia abcedada
Pneumonia em que se formam abcessos.
sinónimo
abcessos pulmonares, eventualmente com nível líquido
pneumonia aguda
Forma de aparecimento súbito e com grande expressão sintomática.
pneumonia alcoólica
Pneumonia que surge nos indivíduos alcoólicos devido à aspiração de vómito.
pneumonia a Legionella
Pneumonia grave devida à infeção pela Legionella pneumophila que se manifesta como uma pneumonia viral grave e, frequentemente, com envolvimento gastrintestinal e renal. Foi denominada de pneumonia a legionella por ter sido, pela primeira vez, identificada em 1976, e de forma epidémica, durante uma reunião de membros da Legião Americana, em Filadélfia.
sinónimo
legionelose; doença dos Legionários; pneumonia de Broad Stret; febre de Pontiac
pneumonia a micoplasma
Pneumonia provocada pelo Mycoplasma pneumoniae, que pode ter um início quer muito agudo, quer insidioso, com febre, amigdalite e tosse irritativa paroxística. O exame radiológica pode evidenciar opacidades disseminadas por ambos os pulmões.
sinónimo
pneumonia de Eaton; pneumonia atípica primária
pneumonia apical
Designação dada à pneumonia que limita a sua localização ao ápex pulmonar.
pneumonia a Pneumocystis carinii
Pneumonia provocada por infeção pelo Pneumocystis carinii que surge, em regra, em indivíduos imunodeprimidos (SIDA, corticodependentes, sujeitos a terapêutica citostática, idosos, crianças debilitadas, etc.). Manifesta-se sem febre ou com febrículas, grande astenia, dispneia e cianose.
pneumonia aspirativa
Pneumonia secundária à aspiração de corpos estranhos ou vómito.
pneumonia atípica
Forma de pneumonia que surge no decurso de uma doença sistémica provocada pelo Mycoplasma pneumoniae. Ver pneumonia a micoplasma.
sinónimo
pneumonia atípica primária
pneumonia bacteriana
Designação dada às infeções pulmonares com características de pneumonia e causadas por uma grande diversidade de bactérias.
pneumonia biliosa
Forma de pneumonia que surge acompanhada de icterícia e com perturbações gastrintestinais.
pneumonia brônquica
broncopneumonia
pneumonia caseosa
Pneumonia grave que surge na tuberculose pulmonar, e em que se forma um extenso infiltrado celular com extenso envolvimento pulmonar e que caseifica.
pneumonia central
Forma de pneumonia em que a inflamação está localizada à parte central do lobo e/ou lóbulo e consequentemente com pouca expressão auscultatória.
pneumonia crónica
Designação vaga que abrange todas as inflamações do parênquima pulmonar de evolução muito arrastada, qualquer que seja o seu agente etiológico.
pneumonia crupal
Pneumonia fibrinosa.
pneumonia da comunidade
Designação genérica dada a todas as pneumonias que, segundo um critério de classificação baseado no local onde se adquirem, ocorrem fora do meio hospitalar (pneumonia extra-hospitalar).
pneumonia da irradiação
Pneumonia primariamente irritativa, eventualmente fibrosante, provocada pela radioterapia.
pneumonia de Adams
Pneumonia intersticial, com carácter epidémico, que afeta o lactente e que é provocada pelo vírus respiratório sincial.
pneumonia de células gigantes
Forma de pneumonia que surge como complicação rara do sarampo e em que se encontram células gigantes multinucleadas ao longo dos alvéolos.
pneumonia de Eaton
Pneumonia a micoplasma.
pneumonia de Friedlander
Pneumonia provocada por infeção pelo bacilo de Friedlander ou Klebsiella pneumoniae.
pneumonia de hipersensibilidade
Forma de pneumonia crónica desencadeada pela inalação de uma grande variedade de substâncias antigénicas e que são designadas consoante as substâncias inaladas, ou consoante as profissões que determinam essas inalações (pulmão dos criadores de pombos, pulmão dos sulfatadores, pulmão da farinha de peixe, bagassose, bissinose, suberose, etc.).
pneumonia de Liebow
Doença inflamatória progressiva que se inicia como lesão alveolar difusa, de que resulta fibrose pulmonar e pulmão em favo de mel, após um período de tempo variável. Pode ser uma manifestação das doenças colagénicas vasculares.
sinónimo
alveolite fibrosante; fibrose intersticial idiopática; síndrome de Hamman-Rich
pneumonia descamativa
Forma de pneumonia rara, em geral idiopática, em que se verifica um preenchimento homogéneo dos espaços alveolares por macrófagos e algumas células epiteliais alveolares e certa infiltração dos septos alveolares por células inflamatórias e de tecido conectivo.
pneumonia descamativa intersticial
Proliferação difusa de células epiteliais alveolares com descamação para os sacos alveolares, que ficam preenchidos por macrófagos, e que se acompanha de infiltração celular intersticial e fibrose e consequente tosse não produtiva e dispneia progressiva.
pneumonia dissecante
Pneumonia interlobar supurativa.
pneumonia dupla
Pneumonia que afeta ambos os pulmões.
pneumonia embólica
Enfarto pulmonar consecutivo a embolia de artéria(s) pulmonar(es).
pneumonia eosinófila ou eosinofílica
Nome genérico dado a um grupo de doenças com infiltração pulmonar e, em regra, eosinifilia sanguínea, que são devidas a alergias, parasitas, fungos ou fármacos.
pneumonia eosinófila tropical
Forma de pneumonia em que se verificam envolvimento brônquico e eosinofilia acentuada. A pneumonia eosinófila tropical é encontrada, especialmente; nas regiões tropicais (Índia, Sri Lanka, etc.) e é provocada por microfilárias ou larvas de nemátodos.
sinónimo
asma eosinófila; eosinofilia pulmonar; síndrome de Frimodt-Möler; síndrome de Weingarten
pneumonia estafilocócica
Pneumonia geralmente provocada pelo estafilococo dourado, que tende a evoluir para a supuração, com destruição de tecido pulmonar.
pneumonia estreptocócica
Pneumonia devida ao Streptococus pyogenes.
pneumonia fibrinosa
Pneumonia aguda provocada pelo pneumococo e que se caracteriza por consolidação, mais ou menos extensa, de tecido pulmonar por preenchimento dos alvéolos e bronquíolos.
pneumonia gangrenosa
Gangrena pulmonar.
pneumonia hipostática
Pneumonia que surge nos doentes ou idosos que permanecem durante muito tempo deitados, de que resulta uma retenção de secreções por deficiente drenagem brônquica.
pneumonia hospitalar
Designação genérica dada a qualquer tipo de pneumonia que ocorre 72 horas após um internamento hospitalar.
sinónimo
pneumonia nosocomial
pneumonia intersticial
Forma de pneumonia que se caracteriza por evidenciar, na radiografia, opacidades esfumadas e disseminadas, com evolução, em geral, aguda e que afeta predominantemente os septos interalveolares.
pneumonia intersticial linfocítica
Forma rara de pneumonia carcterizada pela acumulação intersticial de linfócitos nos pulmões com evolução para a fibrose. Pode surgir em doentes com linfoma ou em doentes com SIDA.
pneumonia intersticial plasmocelular
Forma de pneumonia que surge em crianças pequenas e que tem como agente etiológico microrganismos que têm como hóspedes animais domésticos. Também se designa de pneumonia intersticial plasmocelular a pneumonia a Pneumocystis carinii.
pneumonia intrauterina
Pneumonia fetal adquirida in utero e que se manifesta no período neonatal.
pneumonia lipídica
Forma depneumonia secundária à inalação de substâncias oleosas ou pneumonia devida à acumulação pulmonar de material lipídico endógeno, como pode acontecer nas pneumonias obstrutivas.
pneumonia lobar
Forma de pneumonia que atinge um lobo e em que a consolidação pulmonar é homogénea.
pneumonia metastática
Pneumonia purulenta secundária à embolização séptica, como pode acontecer na septicemia.
pneumonia migratória
Forma de pneumonia em que vão sendo atingidas áreas pulmonares sucessivas (pneumonia aspergilar, por exemplo).
pneumonia nosocomial
Pneumonia hospitalar.
pneumonia obstrutiva
Pneumonia que surge por infeção secundária a uma obstrução brônquica (corpo estranho, estenose por compressão neoplásica, etc.).
pneumonia pelo influenza vírus
Forma grave de pneumonia provocada pelo Influenza vírus (em geral do tipo I), caracterizada por pirexia elevada, cianose, expetoração hemoptoica e atingimento bilateral. Pode ser rapidamente fatal por edema alveolar intenso.
pneumonia pneumocócica
Pneumonia provocada por infeção pelo Streptococcus pneumoniae e que é frequentemente lobar.
pneumonia purulenta
Pneumonia em que o exsudado se transforma em pus.
pneumonia reumática
Forma de pneumonia que pode ocorrer durante uma forma grave de febre reumática e que é devida a falência ventricular esquerda e consequente edema.
pneumonia supurativa
Designação dada a qualquer tipo de pneumonia com formação de pus e destruição de tecido pulmonar, e que pode levar à abcedação.
pneumonia terminal
Pneumonia desencadeada durante a evolução de outra doença e que acelera a morte.
pneumonia traumática
Pneumonia consecutiva a uma contusão ou a uma ferida torácica.
pneumonia tuberculosa
Pneumonia provocada pelo bacilo da tuberculose e que tem aspetos clínicos e radiológicos semelhantes aos de outras pneumonias provocadas por outros microrganismos.
pneumonia tularémica
Tularemia com envolvimento pulmonar.
pneumonia urémica
Pneumonia infeciosa que pode surgir em doentes com uremias acentuadas.
sinónimo
pulmão urémico
pneumonia viral ou vírica
Designação genérica dada a um grande número de pneumonias de padrão intersticial provocadas por vasta gama de vírus (adenovírus, ortomixovírus, paramixovírus, etc.).
De pneumon- e -ia
Como referenciar: pneumonia in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 13:45:48]. Disponível na Internet: