pulmão

nome masculino
Órgão par situado no tórax (pulmão direito e pulmão esquerdo) e separado do pulmão contralateral pelo mediastino. O pulmão tem uma forma aproximadamente cónica com uma base que assenta no diafragma, um vértice situado na base do pescoço, uma face externa, convexa e que está em contacto com as costelas e uma face interna que se adapta ao mediastino e ao coração. O pulmão está revestido por uma serosa, a pleura, formada por dois folhetos: pleura visceral e pleura parietal, que revestem, respetivamente, a superfície do pulmão e a superfície interna do tórax. O pulmão esquerdo está dividido em dois lobos (superior e inferior) separados por uma grande cisura e o pulmão direito está dividido em três lobos (superior, médio e inferior). O tecido que constitui o pulmão ou parênquima pulmonar é formado por alvéolos apensos aos bronquíolos que são as extremidades e últimas ramificações da árvore brônquica. Os pulmões são responsáveis pela respiração (uma função vital) sendo ao nível dos alvéolos que se efetuam as trocas gasosas que asseguram a oxigenação do sangue (hematose); o sangue venoso, carregado de anidrido carbónico é transportado para os pulmões pelas artérias pulmonares e o sangue arterial, já oxigenado, é transportado para o coração pelas veias pulmonares.
pulmão cardíaco
Conjunto de perturbações pleuropulmonares que surgem como consequência de determinadas doenças cardíacas que provocam perturbações da circulação sanguínea a nível dos pulmões (insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo).
pulmão de aço
Aparelho de respiração artificial, constituído por uma caixa metálica hermeticamente fechada, onde se coloca o doente que só fica com a cabeça no exterior. No interior do aparelho produz-se um vácuo relativo, seguido de um regresso à pressão normal,o que provoca a expansão e a compressão da caixa torácica a um ritmo semelhante ao da respiração.
pulmão de farinha de peixe
Doença profissional inalatória, descrita por M. Freitas e Costa, e que pode atingir os trabalhadores das fábricas de farinha de peixe.
pulmão de irradiação
Pulmão raditoterápico.
pulmão de silicone
Doença provocada por pequenas partículas de silicone que são transportadas para o interstício pulmonar pelos macrófagos ou pela corrente sanguínea ou linfática. Ainda que raramente, pode surgir em indivíduos a quem foram colocadas próteses daquela substância. Foi descrita por M. Freitas e Costa e E. Alfarroba.
pulmão em espelho
Malformação congénita em que o aparelho respiratório é formado por duas árvores brônquicas simétricas, geralmente do tipo esquerdo com dois pulmões bilobares.
pulmão enfisematoso
Pulmão que surge radiologicamente hipertransparente como consequência do enfisema pulmonar existente.
pulmão eosinófilo
Conjunto de processos nosológicos que incluem síndromes de etiologia diversa e em que se verifica eosinofilia sanguínea e tissular com infiltração dos alvéolos por eosinófilos.
pulmão evanescente
Pulmão em que a imagem radiológica é a de um pulmão com enfisema muito grave com numerosas bolhas e destruição das estruturas vasculares.
pulmão hiperclaro
Pulmão com imagem radiológica muito clara em relação ao outro, com rarefação das ramificações vasculares e diminuição da opacidade hilar.
pulmão insuflado
Pulmão com imagem radiológica hipertransparente devida à retenção temporária de ar por obstrução brônquica.
pulmão poliquístico
Fibrose quística ou mucoviscidose.
pulmão por inalação de poeiras orgânicas ou inorgânicas
Entidade nosológica pulmonar provocada pela inalação de diversos tipos de poeiras e que, consoante estas, toma uma designação própria com características clínicas, fisiopatológica e anatomopatológicas específicas (antracose, beriliose, pulmão do fazendeiro, pulmão dos criadores de pombos ou de aves, pulmão dos peleiros, pulmão dos sulfatadores de vinhas, pulmão da farinha de peixe, silicose, suberose, etc.).
pulmão radioterápico
Pulmão com lesões, agudas ou crónicas, provocadas pela radioterapia efetuada sobre tumores torácicos (cancro da mama, cancro do pulmão, cancro do mediastino).
sinónimo
pulmão de irradiação
pulmão urémico
Pulmão secundário a insuficiência renal e que se caracteriza pela existência de congestão pulmonar e infiltração de macrófagos e espessamento dos septos fibrosos.
Do latim pulmo, -onis
ANAGRAMAS
Como referenciar: Porto Editora – pulmão no Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-21 20:41:41]. Disponível em