punção

nome feminino
Introdução de uma agulha, de um trocarte ou da ponta de um bisturi delgado ou de qualquer outro instrumento pontiagudo numa estrutura anatómica com fins diagnósticos (averiguar o tipo de líquido existente numa cavidade, colheita de material de biópsia, colheita de material para exame citológico ou bacteriológico, ou introdução de produtos de contraste radiológico) ou com fins terapêuticos (drenagem de líquido ou introdução de fármacos).
punção biópsia
Biópsia efetuada com uma agulha especial que recolhe, após a punção, um pedaço de tecido a examinar (punção-biópsia do fígado, punção biópsia do pulmão, punção-biópsia do rim, etc.).
punção branca
Punção que não recolheu nenhum material.
sinónimo
punção seca
punção camerular
Punção efetuada na câmara anterior do olho com fins diagnósticos ou terapêuticos.
punção cardíaca
Punção efetuada no coração com a finalidade de tentar reanimar um doente em paragem cardíaca.
punção esternal
Punção efetuada com um trocarte, no esterno, para colheita de medula óssea para exame citológico.
punção lombar
Punção efetuada com uma agulha fina, introduzida entre duas apófises espinhosas (em geral, IV e V lombares) para colheita de líquido cefalo raquidiano para análise ou como meio de descompressão, ou ainda para introdução de fármacos ou substâncias radiopacas.
punção seca
Punção branca.
punção suboccipital
Punção efetuada, com agulha muito fina, no espaço subaracnoideu occipital para colheita de líquido cefalorraquidiano, para introdução de produto de contraste radiológico ou para introdução de um fármaco.
punção ventricular
Punção de um ventrículo lateral para extração de líquido cefalorraquidiano ou para injeção de uma substância radiopaca, com fins diagnósticos.
Do latim punctio, -onis
Como referenciar: punção in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 15:59:26]. Disponível na Internet: