sistema

nome masculino
Conjunto de estruturas ou de órgãos semelhantes, constituídos pelo mesmo tecido ou células e com funções do mesmo tipo.
sistema ABO
Sistema de grupos sanguíneos eritrocitários (ver grupos sanguíneos).
sistema adiposo
Conjunto dos tecidos gordos ou adiposos do organismo.
sistema antagonista
Sistema nervoso autónomo.
sistema APUD
Conjunto de células APUD do organismo que captam e descarboxilam os percursores das aminas. As células encontram-se em diversas estruturas orgânicas (ilhéus pancreáticos, parte da hipófise somatotrópica e corticotrópica, medula supra renal, etc.).
sistema arterial
Conjunto de vasos arteriais do organismo.
sistema capilar
1.
Conjunto de vasos capilares do organismo.
2.
Pelos do organismo.
sinónimo
sistema piloso
sistema cartilagíneo
Conjunto de cartilagens do organismo.
sistema CGS
Sistema de unidades de medida em que o Centímetro, o Grama e o Segundo são as unidades fundamentais.
sistema da veia porta
Sistema porta.
sistema extrapiramidal
Conjunto de estruturas nervosas, essencialmente eferente, que intervêm na motricidade e na coordenação de movimentos, para além dos feixes nervosos piramidais.
sistema HLA
Sistema com funções imunitárias, que inclui quatro genes: HLA A, HLA B, HLA C e HLA D, que têm funções bem definidas e são de grande utilidade, quer para a escolha dos enxertos, quer na deteção da susceptilidade a certas doenças.
sistema imunitário
Quando existem estruturas estranhas, o organismo produz efetores que são de natureza solúvel (imunidade humoral) ou de natureza celular (imunidade celular). Como principais elementos de natureza humoral são de referir as citocinas e os anticorpos, e como principais elementos de natureza celular são de referir os linfócitos e os macrófagos.
sistema internacional de unidades de medida
Conjunto das unidades de medida aprovadas e adotadas por grande número de países e cujas unidades base e fundamentais são: o metro (comprimento); o quilograma (massa); o segundo (tempo); o ampere (intensidade de corrente elétrica); o kelvin (temperatura); e a candela (intensidade luminosa). Abreviatura SI.
sistema linfático
Conjunto dos órgãos linfáticos do organismo (gânglios, vasos linfáticos, espaços linfáticos e vasos quilíferos).
sistema mastigador
Conjunto constituído pelo aparelho mastigador (músculos que abrem e fecham os maxilares e a articulação temporomaxilar).
sistema NANC
Conjunto das estruturas de controlo e regulação, do lume brônquico, nervosas não adrenérgicas (NA) e não colinérgicas (NC).
sistema nervoso
Conjunto das estruturas e tecidos nervosos do organismo (sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e sistema nervoso autónomo).
sistema nervoso autónomo
Conjunto de estruturas(nervose gânglios), independentes do sistemas nervoso central, que compreendem o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático.
sinónimo
sistema nervoso vegetativo ou neurovegetativo; sistema nervoso vegetativo
sistema nervoso central
Conjunto das estruturas e tecidos, consideradas tanto no aspeto anatómico como funcional, que integram o encéfalo e a medula espinal.
sistema nervoso simpático
Sitema nervoso da vida orgânica queé constituído por cordões nervosos situados ao longo da coluna vertebral. Os cordões nervosos simpáticos têm numerosos gânglios nervosos no seu trajeto, que recebem ramos aferentes da medula e emitem ramos eferentes que se distribuem pelas estruturas cerebrais e medulares e pelos diferentes órgãos e plexos respetivos.
sistema nervoso vegetativo ou neurovegetativo
Sistema nervoso autónomo.
sistema ortossimpático
Sistema constituído pela porção do sistema nervoso autónomo, cujos centros periféricos estão situados nas cadeias ganglionares laterovertebrais e pré-vertebrais. Tem efeitos antagónicos do sistema nervoso parassimpático.
sistema ósseo
Conjunto de todos os ossos do organismo.
sistema parassimpático
Porção do sistema nervoso autónomo constituído por fibras nervosas preganglionares provenientes do mesencéfalo, juntamente com os nervos oculomotor, facial, glossofaríngeo, vago e pela porção sagrada de medula espinal.
sistema periférico
Conjunto de nervos e estruturas nervosas que estão situadas exteriormente ao eixo cerebroespinal (sistema nervoso central).
sistema piloso
Sistema capilar.
sistema piramidal
Conjunto de estruturas nervosas que têm papel fundamental na motricidade voluntária (córtex piramidal da circunvolução frontal ascendente e vias piramidais).
sistema porta
Conjunto venoso constituído pelo tronco da veia porta, pelos seus ramos de origem, ramos colaterais e ramos terminais. É um sistema digestivo intermediário entre a rede dos capilares do tubo digestivo, pâncreas e baço e a rede dos capilares terminais no parênquima hepático.
sinónimo
sistema da veia porta
sistema renina-angiotensina
Conjunto dos fatores que regulam a tensão arterial, onde estão incluídos: as angiotensinas I e II, a enzima da conversão, os recetores da angiotensina II e a renina.
sistema reticuloendotelial
Conjunto de elementos celulares de aspetos diversos, de origem mesenquimatosa que estão dispersos por todo o organismo, muito particularmente no fígado (células de Kupffer), no baço, nos linfáticos e na medula óssea. Estas células desempenham funções diversas (hematopoiéticas, fagocitárias, metabólicas, de defesa imunitária, de armazenamento, de formação de pigmentos, etc.).
sistema tendinoso
Conjunto dos tendões e ligamentos do organismo.
sistema vascular
Conjunto de todos os vasos do organismo.
sistema vegetativo
Sistema nervoso autónomo.
sistema venoso
Conjunto de veias do organismo.
Como referenciar: sistema in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-21 12:35:55]. Disponível na Internet: