tensão

nome feminino
Resistência exercida pelos canais orgânicos (vasos, canal raquidiano, trompa de Eustáquio, etc.) ou pelas paredes das estruturas corporais (abdómen) ou dos órgãos ocos (estômago, bexiga, vesícula, etc.) aos respetivos conteúdos (gases ou líquidos).
tensão arterial
Tensão da parede das artérias e que está relacionada com a elasticidade das suas paredes, com a força da contração do miocárdio ventricular e com a resistência exercida pelos vasos capilares e pela circulação venosa de retorno. A tensão arterial é variável consoante os momentos da revolução cardíaca: sendo máxima ou sistólica, na sístole cardíaca, e mínima ou diastólica, na diástole do coração.
sinónimo
pressão arterial
tensão intraocular
Tensão que os líquidos do globo ocular exercem nos tecidos que revestem o olho e que é devida à constante renovação desses líquidos (normal entre 20-25 mm./Hg.).
sinónimo
pressão intraocular
tensão osmótica
Pressão que é exercida por uma solução em presença de um solvente puro, separados por uma membrana semipermeável, e que determina a osmose.
sinónimo
pressão osmótica
tensão venosa
Pressão que a corrente do sangue circulante exerce sobre as paredes das veias.
Do latim tensio, -onis
Como referenciar: Porto Editora – tensão no Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-23 23:08:23]. Disponível em