tuberculose

nome feminino
Doença infetocontagiosa devida ao Mycobacterium tuberculosis que pode afetar quase todas as estruturas e órgãos do corpo. A infeção faz-se, na maioria dos casos, por via inalatória, sendo a localização pulmonar a forma mais frequente da doença e, daí, a propagação por via linfática ou sanguínea. Além da via inalatória, o bacilo pode penetrar, muito mais raramente, no organismo por via digestiva ou por inoculação. A lesão anatómica da tuberculose é o tubérculo. Os sintomas locais e particulares da doença variam consoante o órgão ou estrutura atingido. Entre os sintomas gerais destacam-se a febre (de tipo séptico ou simplesmente febrículas), sudorese (em geral noturna), astenia, anorexia, emagrecimento. Em certas regiões e países africanos, asiáticos e sul ou centro-americanos, a doença tem elevadas morbilidade e mortalidade. A gravidade da doença e consequente mortalidade têm-se acentuado com o aparecimento de formas de tuberculose resistentes aos fármacos antibacilares e com a sua associação à SIDA, como doença oportunística.
tuberculose aguda
Forma de tuberculose de evolução muito rápida, em geral fatal, devida a disseminação sanguínea de bacilos e consequente formação de tubérculos miliares em vários órgãos ou estruturas orgânicas.
sinónimo
tuberculose disseminada
tuberculose articular
Artrite tuberculosa.
tuberculose aviária
Tuberculose pouco frequente devida ao Mycobacterium avium.
tuberculose bovina
Tuberculose em que o agente etiológico é o Mycobacterium bovis.
tuberculose broncogénica
Tuberculose pulmonar resultante da disseminação da infeção através dos brônquios.
tuberculose caseosa
Forma de tuberculose que atinge os pulmões e em que, devido a uma diminuição das resistências orgânicas, os tubérculos sofrem caseificação e destruição com formação de cavidades.
tuberculose cutânea
Lesões patológicas da pele provocadas pelo bacilo da tuberculose (frequentemente por inoculação).
tuberculose disseminada
Tuberculose aguda.
tuberculose exsudativa
Estádio de infeção tuberculosa em que existe edema e reação celular inflamatória sem necrose e/ou fibrose.
tuberculose fibrocaseosa
Forma de tuberculose em que parte das lesões caseosas evoluem para a cura parcial com formação de denso tecido fibroso.
tuberculose fibrosa
Forma cicatricial de tuberculose em que as lesões se transformaram em massas de tecido fibroso.
tuberculose genital
Forma de tuberculose que atinge o aparelho genital (masculino ou feminino) e que, frequentemente, é causa de infertilidade.
tuberculose infantil
Ver tuberculose primária.
tuberculose intestinal
O sintoma mais característico e frequente é a diarreia.
tuberculose laríngea
Forma de tuberculose primitivamente localizada à laringe e caracterizada, principalmente, pela existência de granulações e ulcerações nas cordas vocais e que se manifestam com sintomas de laringite crónica.
tuberculose meníngea
Localização meníngea de lesões tuberculosas que se manifesta por cefaleias intensa acompanhadas de rigidez cervical e febre.
sinónimo
meningite tuberculosa
tuberculose mesentérica
Inflamação do mesentério de causa tuberculosa.
sinónimo
peritonite tuberculosa
tuberculose miliar aguda
Forma de tuberculose que se manifesta de forma muito grave e aguda com lesões tuberculosas disseminadas e com formação de granulações tuberculosas mínimas em diversos órgãos e tecidos. No pulmão as lesões evidenciam-se, radiologicamente, por imagens densas e punctiformes.
sinónimo
granúlia; tuberculose disseminada
tuberculose osteoarticular
Tuberculose em que se verifica a localização secundária de lesões provocadas pelo bacilo da tuberculose num osso (tecido ósseo) e numa articulação (membrana sinovial). A tuberculose osteoarticular da coluna vertebral tem características especiais (mal de Pott).
tuberculose peritoneal
Inflamação da serosa peritoneal provocada pelo bacilo da tuberculose.
sinónimo
peritonite tuberculosa; tuberculose mesentérica
tuberculose pleural
Inflamação da pleura, acompanhada de derrame, devida à presença de tubérculos miliares na superfície da pleura. Na generalidade dos casos, coexiste com lesões tuberculosas do pulmão, podendo, também, associar-se inflamação tuberculosa do pericárdio e do peritoneu (polisserosite). A pleuresia tuberculose pode complicar-se com formação de pus (piotórax) ou com formação de fístulas broncopleurais.
tuberculose primária
Primeira infeção devida ao bacilo da tuberculose e que se verifica maioritariamente nas crianças. Caracteriza-se pela formação de um pequeno foco pulmonar com disseminação para um gânglio hilar ou paratraqueal. Este conjunto lesional (denominado complexo primário) pode evoluir para a cura por cicatrização, pode cavitar ou pode progredir.
sinónimo
tuberculose infantil
tuberculose pulmonar
Localização pulmonar de lesões tuberculosas e que se pode manifestar de forma aguda (tuberculose aguda) ou evoluir de forma arrastada (tuberculose crónica ou secundária) e com uma expressão sintomática mais ou menos grave e variável, consoante a extensão das lesões e os mecanismos de defesa orgânicos.
tuberculose secundária
Forma de tuberculose, geralmente do adulto, e que se considera ser devida a reativação lesional ou a reinfeção exógena. Habitualmente está localizada no apex pulmonar ou nos lobos superiores, Evolui para a cicatrização ou para a cavitação e não se acompanha de disseminação ganglionar.
tuberculose urogenital
Forma de tuberculose em que os bacilos da tuberculose invadem um ou mais órgãos ou estruturas do aparelho urinário (tuberculose renal ou urinária) e genital (tuberculose genital).
tuberculose verrucosa
Forma especial de tuberculose localizada na pele, em que as lesões têm o aspeto de verrugas, e que é devida à inoculação direta do bacilo da tuberculose na pele.
De tubérculo- e -ose
Como referenciar: tuberculose in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 16:28:00]. Disponível na Internet: