veia

nome feminino
Vaso sanguíneo que transporta o sangue da periferia para o coração, depois de ter circulado por todo o organismo. A parede das veias é constituída por três túnicas: a externa ou adventícia (conjuntiva); a média (elástico-muscular) e a interna (de células achatadas). As túnicas venosas são bastante menos espessas que as das artérias, em especial a túnica média. Existem veias profundas e veias superficiais de calibres muito diversos, sendo algumas veias valvuladas (em especial, as dos membros inferiores) para impedir o refluxo do sangue. Em regra, por cada artéria existem duas veias que tomam a mesma designação das artérias, com alguns casos especiais ou com algum relevo ou papel particulares. As veias agrupam-se em três sistemas venosos: o sistema geral (onde se incluem a quase totalidade das veias); o sistema porta (formado pelas veias porta, com funções particulares) e o sistema pulmonar (formado pelas veias provenientes do pulmão ou veias pulmonares, as únicas que transportam sangue arterial). Referem-se, em seguida, algumas dessas veias.
veia basilar
Denominação dada a cada um dos troncos venosos da base do crânio.
veia basílica
Veia par e superficial que se origina da união da mediana basílica e da mediana do cotovelo. Dirige-se para cima, ao longo do bordo interno do músculo bicípede.
veia cava inferior ou ascendente
Tronco venoso comum que recolhe todo o sangue venoso proveniente da porção infradiafragmática do organismo, através da reunião das duas veias ilíacas primitivas. Anastomosa-se com o sistema da veia cava superior através das veias ázigos. Termina na porção póstero-inferior da aurícula direita.
veia cava superior ou descendente
Tronco venoso volumoso e grosso que recolhe o sangue venoso proveniente da porção supradiafragmática do organismo, através da confluência dos dois troncos venosos braquiocefálicos. Anastomosa-se com a grande veia ázigos. Termina na porção póstero-anterior da aurícula direita.
veia jugular anterior
Veia situada na região lateral do pescoço que recolhe o sangue das vénulas cutâneas e musculares da região supra-hioideia e termina na veia subclávia.
veia jugular externa
Veia superficial situada lateralmente no pescoço. Tem a sua origem na união da veia temporal superficial com a veia maxilar, e recolhe o sangue delas proveniente.
veia jugular interna
Veia volumosa e profunda que nasce no seio sigmoide para terminar na veia subclávia e formar a veia braquiocefálica.
veia porta
Grande vaso venoso que transporta para o fígado todo o sangue venoso proveniente do tubo digestivo subdiafragmático, do baço e do pâncreas. Termina no hilo hepático por dois ramos, um direito e outro esquerdo.
veia pulmonar
Um de cada um dos quatro troncos venosos (dois à direita e dois à esquerda) que transportam o sangue já oxigenado dos pulmões para a aurícula esquerda.
veia safena externa
Veia superficial e valvulada, situada na região posterior da perna, que recolhe o sangue proveniente das veias do dorso do pé e termina na veia popliteia.
veia safena interna
Grande veia superficial e valvulada. Segue em linha reta desde o bordo interno do pé até meio da coxa, onde termina na veia femoral.
veias ázigos
Denominação dada a cada uma das três veias impares que ligam as duas veias cavas (superior e inferior): a grande veia ázigos, à direita, e as duas pequenas veias ázigos (veias hemiázigos), à esquerda.
Do latim vena
Porto Editora – veia no Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 08:22:51]. Disponível em