vitamina

nome feminino
Designação genérica dada a um grande grupo de substâncias com uma estrutura amínica e necessárias à vida. A deficiência orgânica por insuficiente ingestão provoca doenças carenciais vitamínicas. No entanto, uma alimentação equilibrada fornece ao organismo a quantia suficiente de vitaminas. Em casos de carências (insuficiente ingestão ou processos patológicos que não permitam um correto aproveitamento das vitaminas alimentares) existem diversas formas farmacêuticas que podem compensar as deficiências existentes (DCI).
vitamina A
Vitamina solúvel em gorduras que se forma no organismo a partir de provitaminas (carotenos) existentes em certos alimentos (acelgas, brócolos, cenouras, espinafres, fígado de certos animais, manteiga, ovos). A vitamina A apresenta-se sob a forma de vitamina A1, predominante nos animais superiores, e a vitamina A2, abundante no fígado de diversos peixes (bacalhau ou halibute, por exemplo). É essencial na formação e secreção de glicocorticoides. A avitaminose A começa por se manifestar por hemeralopia e xeroftalmia, a que se seguem queratomalácia, nictalopia, pele seca, etc.
sinónimo
axeroftol; retinol Vitanina antixeroftálmica
vitamina B1
Vitamina solúvel em água, formada por um núcleo pirimidínico e por um núcleo tiazólico. A forma ativa é o pirofosfato de tiamina (cocarboxilase) que intervém no metabolismo dos alfacetoácidos. Interfere na síntese da acetilcolina e na sua hidrólise. Existe no fiambre, no fígado de certos animais, na levedura de cerveja e na casca de certos cereais. A deficiência humana em vitamina B1 manifesta-se por anorexia, beribéri, emagrecimento, perturbações gastrintestinais e polinevrites periféricas.
sinónimo
tiamina; aneurina; vitamina antiberibérica
vitamina B12
Vitamina solúvel em água, formada por um nucleótido e um núcleo tetrapirrólico com um átomo de cobalto. A vitamina B12 e seus derivados desempenham um papel muito importante na produção de eritrócitos e entram na constituição de coenzimas (cobamidas) de diversas reações enzimáticas que estão em relacionadas com a transferência de grupos metilo e com a transformação do ácido fólico em folínico A absorção da vitamina B12 no intestino está dependente da presença de um fator intrínseco, segregado pela mucosa gástrica. A avitaminose B12 provoca abolição da sensibilidade profunda, anemia de Biermer ou anemia megaloblástica e atrofia da mucosa gástrica. Encontra-se na farinha de peixe, no fígado, nas ostras, no rim, etc.
sinónimo
cianocobalamina
vitamina B2
Vitamina solúvel em água, pertencente à classe das flavinas, de coloração amarelada. Em forma livre, apenas existe na retina e soro lácteo. Atua como coenzima de oxirredução e interfere no sistema de transporte de eletrões e no metabolismo dos glúcidos e prótidos, para além de participar no processo de incorporação do iodo na tiroide. A falta de vitamina B2 provoca conjuntivite, dermatite seborreica, fadiga visual, fotofobia, glossite e queilose. Encontra-se vitamina B2 no fígado e nos rins de carneiro e de vaca, na levedura de cerveja e nas ovas de bacalhau e halibute.
vitamina B3
Vitamina que é um dos constituintes das coenzimas da oxirredução. A carência de vitamina B3 é responsável pelo aparecimento de pelagra. Encontra-se no coração de boi, extrato de carne, extrato de malte, fígado, levedura de cerveja e rim.
sinónimo
ácido nicotínico; niacina; nicotinamida; vitamina PP
vitamina B4
Antiga designação de aneurina.
vitamina B5
Antiga designação de ácido pantoténico.
vitamina B6
Vitamina solúvel em água, derivada da piridina, cujas formas alcoólicas, aminadas (piridoxamina) e aldeídicas (piridoxal) também são ativas. A vitamina B6 intervém na descarboxilação dos aminoácidos, em reações de transaminação, no transporte de aminoácidos, na conversão do triptofano em niacina e no metabolismo dos ácidos gordos. A avitaminose B6 provoca alterações hematológicas (anemia hipocrómica), cutâneas e digestivas, apatia, ataxia, cãibras, convulsões nos lactentes e nas crianças pequenas, e polinevrites. A vitamina B6 encontra-se no germe de trigo, nos cereais, na levedura de cerveja, nos músculos e no leite.
sinónimo
piridoxina; piridoxal
vitamina C
Vitamina solúvel na água, muito abundante na natureza (legumes frescos, frutos frescos, leite, nozes e tecidos animais). Tem uma ação de relevo na síntese de hormonas glucocorticosteroides, no transporte de oxigénio, nas oxidações celulares e na formação de determinadas proteínas de estruturas do organismo. A avitaminose C provoca escorbuto, alteração da formação de tecido osteoide, hemorragias e atraso na cicatrização de feridas.
sinónimo
ácido ascórbico
vitamina D
Denominação genérica dada ao ergocalciferol (vitamina D2) e ao colecalciferol (vitamina D3) que promovem a utilização do fósforo e do cálcio, visando o crescimento das crianças e a formação dos ossos e dos dentes. A avitaminose D provoca raquitismo, amolecimento ósseo e hipotonia muscular e ligamentosa. Existe no óleo de fígado de bacalhau, de atum e de halibute, no leite, na manteiga, na gema de ovo, etc.
vitamina D2
ergocalciferol
vitamina D3
colecalciferol
vitamina E
Complexo vitamínico composto por diversos derivados com a atividade biológica do alfatocoferol, que não parece ter qualquer ação especial para o homem. Pensa-se que pode ter alguma função nas oxidações celulares. Encontra-se nos óleos vegetais, nas saladas verdes, nas farinhas de trigo integral, de centeio e de cevadilha, gema de ovo, no leite e no germe de trigo.
vitamina F
Designação que, por vezes, se dá a ácidos gordos insaturados essenciais (ácidos araquidónico, linoleico e linolénico) que desempenham uma função no metabolismo do colesterol. A sua falta provoca eczemas, hiperqueratose e acantose. Encontram-se no azeite e em óleos vegetais.
vitamina H
biotina
vitamina K
Complexo vitamínico lipossolúvel que é importante para a síntese da protrombina, do fator VII e do fator IX no fígado. A carência de vitamina K predispõe para as hemorragias. Existe nos legumes frescos, no fígado de vaca, de porco e de carneiro e no leite de vaca.
sinónimo
vitamina anti-hemorrágica; filoquinona
vitamina P
Vitamina que favorece a ação da acetilcolina e reduz a permeabilidade e a fragilidade dos capilares sanguíneos, controlando assim a permeabilidade vascular. Encontra-se em diversas verduras e frutos, em especial citrinos.
sinónimo
citrina; rutósido
vitamina PP
Ácido nicotínico.
sinónimo
nicotinamida
vitaminas do Complexo B
Designação farmacológica dada a uma mistura de vitaminas B (em regra, B1, B2, B3, B4 e B6).
vitamina U
Denominação dada a uma substância derivada da metionina que tem uma ação protetora na formação de úlceras pépticas. Encontra-se na abóbora, na alface e no aipo.
Como referenciar: vitamina in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-21 08:12:26]. Disponível na Internet: