1 min

A Moura do Castelo de Tavira
favoritos

Aben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi conquistada pelos cristãos, o mouro encantou a sua filha antes de partir. A intenção dele era voltar para reconquistar a cidade e assim resgatar a filha, mas nunca o conseguiu.

Existe uma lenda que conta a história da grande paixão de um cavaleiro cristão, D. Ramiro, pela moura encantada. Quando D. Ramiro avistou a moura nas ameias do castelo, impressionou-se com a sua extrema beleza.
Perdidamente apaixonado, resolveu subir ao castelo para a desencantar.

A escalada dos muros da fortaleza não foi fácil. Demorou tanto a subir que entretanto amanheceu e assim passou a oportunidade de conseguir realizar o desencanto.

Sem nada poder fazer, D. Ramiro assistiu enquanto a moura, em lágrimas, entrou para uma nuvem que pairava sobre o castelo. A frustração do jovem cavaleiro foi tão grande que se empenhou com grande fúria nas batalhas contra os Mouros.

Conta a tradição que, no castelo de Tavira, ainda existe uma moura encantada que todos os anos, na noite de S. João, aparece para chorar o seu triste destino.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – A Moura do Castelo de Tavira na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-06-23 07:02:33]. Disponível em
Outras lendas