A Luz é Para Todos

Filme dramático norte-americano realizado em 1947 por Elia Kazan, Gentleman's Agreement foi interpretado por Gregory Peck, Dorothy McGuire, Anne Revere, John Garfield, Celeste Holm e June Havoc, entre outros. O argumento foi escrito por Moss Hart, baseando-se no livro de Laura Z. Hobson.
É um dos primeiros filmes americanos de denúncia social do pós-guerra e um dos primeiros grandes ataques de Hollywood ao antissemitismo. Conta a história de um jornalista, Phil Green (Gregory Peck), que decide escrever textos denunciando o antissemitismo. Depois de falhar no alcance do seu trabalho, resolve disfarçar-se de judeu para experimentar na pele a hostilidade de que os judeus eram alvo. Curiosamente, foi produzido por um dos poucos produtores de Hollywood, Darryl F. Zanuck, que não era judeu.
Venceu três Óscares - Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz Secundária (Celeste Holm) -, tendo sido ainda nomeado para mais cinco: Melhor Ator Principal (Gregory Peck), Atriz Principal (Dorothy McGuire e Anne Revere), Argumento e Montagem.
Como referenciar: A Luz é Para Todos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 19:54:25]. Disponível na Internet: