Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

A Luz é Para Todos
favoritos

Filme dramático norte-americano realizado em 1947 por Elia Kazan, Gentleman's Agreement foi interpretado por Gregory Peck, Dorothy McGuire, Anne Revere, John Garfield, Celeste Holm e June Havoc, entre outros. O argumento foi escrito por Moss Hart, baseando-se no livro de Laura Z. Hobson.
É um dos primeiros filmes americanos de denúncia social do pós-guerra e um dos primeiros grandes ataques de Hollywood ao antissemitismo. Conta a história de um jornalista, Phil Green (Gregory Peck), que decide escrever textos denunciando o antissemitismo. Depois de falhar no alcance do seu trabalho, resolve disfarçar-se de judeu para experimentar na pele a hostilidade de que os judeus eram alvo. Curiosamente, foi produzido por um dos poucos produtores de Hollywood, Darryl F. Zanuck, que não era judeu.
Venceu três Óscares - Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz Secundária (Celeste Holm) -, tendo sido ainda nomeado para mais cinco: Melhor Ator Principal (Gregory Peck), Atriz Principal (Dorothy McGuire e Anne Revere), Argumento e Montagem.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
A Luz é Para Todos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$a-luz-e-para-todos [visualizado em 2025-07-17 13:53:06].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix