Bombaim

A cidade de Bombaim fica situada numa península junto ao mar Arábico, no oceano Índico e integra uma extensa área metropolitana, incluindo vários subúrbios, como Andheri, Thane e Ulhasnagar.
A existência de Bombaim remonta ao período de 320 a 184 a. C., quando grande parte deste território pertenceu ao Império Budista Maurya. No século V d. C., o Budismo foi substituído pelo Hinduísmo, sendo esta a maior religião do país.
Em 1937, Bombaim tornou-se uma província, em 1956 foi reorganizada como um estado e em 1960 foi dividida nos novos estados de Gujarat e Maharashtra, que engloba as antigas colónias portuguesas de Goa, Damão e Diu. Bombaim possui o único porto natural de águas calmas no Oeste indiano, sendo um centro de transportes e industrial, nomeadamente na produção de algodão, têxteis e vestuário, de maquinaria e refinação de petróleo. É ainda o principal centro financeiro, concentrando-se na cidade um grande número de bancos.
A cidade usufrui de um sistema extenso de estações hidroelétricas e próximo existe ainda um reator nuclear.
A população urbana aumentou muito devido ao fluxo de população rural para a cidade, alargando rapidamente a extensão da periferia urbana.
A cidade possui vários atrativos, como as praias de areia fina, localizadas na costa ocidental ao longo do mar Arábico, e os parques de Victoria e de Hajiali.
As ilhas de Salsette, localizadas a norte da cidade, possuem três lagos artificiais que fornecem água potável para a cidade e no centro da ilha de Kanheri existem mais de 100 caves com templos budistas.
A este fica situada a ilha Elefanta, elevada a Património Mundial em 1987, que é considerada a Cidade das Grutas, e que possui seis templos subterrâneos, sendo o maior suportado por pilares e abrangendo uma área de 40 metros de comprimento, 37 metros de largura e 5 metros de altura. No centro deste templo encontram-se três esculturas enormes de deuses hindus: Brahma, o Criador, Vishunu, o Preservador e Shiva, o Destruidor.
Na cidade ficam situados a Universidade de Bombaim, fundada em 1857, o Instituto de Tecnologia, a Academia de Arquitetura e o Museu do Príncipe de Gales, que é o maior da Índia Ocidental.
Como referenciar: Bombaim in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 05:29:28]. Disponível na Internet: