carbonato

Um carbonato é um sal de ácido carbónico contendo o ião carbonato CO32-. É muito vulgar na Natureza.
Os carbonatos podem ser preparados por vários processos: passagem de anidrido carbónico por soluções de hidróxidos, em que um excesso de anidrido carbónico origina carbonatos ácidos; ação do anidrido carbónico sobre sulfuretos, cianetos, hipocloritos e boratos alcalinos e alcalinoterrosos, em presença de água; calcinação de sais de ácidos orgânicos; e dupla decomposição.
Os carbonatos são sólidos, inodoros, exceto o de amónio e podem ser neutros, ácidos ou alcalinos. Os carbonatos alcalinos, o de amónio e o de tálio (I) são solúveis em água.
Os carbonatos neutros são muito pouco solúveis em água, mas decompõem-se facilmente por ação dos ácidos.
Por aquecimento os carbonatos ácidos, sólidos ou em solução, perdem o anidrido carbónico, originando um carbonato neutro.
Todos os carbonatos tratados com um ácido fixo libertam anidrido carbónico, que se reconhece facilmente pela turvação da água de cal.
Os carbonatos mais importantes são os de cálcio, de sódio, de potássio, e de amónio.
O carbonato de cálcio (CaCO3) forma grandes massas calcárias. É um sólido branco que é muito pouco solúvel em água e decompõe-se por aquecimento formando-se óxido de cálcio (cal viva) e dióxido de carbono. Ocorre na Natureza como os minerais calcite e aragonite. As rochas contendo carbonato de cálcio dissolvem-se lentamente sob a ação das chuvas ácidas provocando uma dureza temporária.
O carbonato de sódio anidroso, também designado de soda calcinada ou soda sal, é um pó branco que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratados.
O carbonato de potássio (K2CO3), também designado de potassa, é um sólido deliquescente, isto é, absorve a humidade do ar e nela se dissolve, translúcido ou branco conhecido nas formas anidro e hidratada.
O carbonato de amónio ((NH4)2CO3) é um sólido cristalino branco ou incolor usualmente encontrado como monohidrato. É muito solúvel em água fria. O composto decompõe-se lentamente dando origem a amónia, água e dióxido de carbono.
Como referenciar: carbonato in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:21:32]. Disponível na Internet: