carbonato
Um carbonato é um sal de ácido carbónico contendo o ião carbonato CO32-. É muito vulgar na Natureza.
Os carbonatos podem ser preparados por vários processos: passagem de anidrido carbónico por soluções de hidróxidos, em que um excesso de anidrido carbónico origina carbonatos ácidos; ação do anidrido carbónico sobre sulfuretos, cianetos, hipocloritos e boratos alcalinos e alcalinoterrosos, em presença de água; calcinação de sais de ácidos orgânicos; e dupla decomposição.
Os carbonatos são sólidos, inodoros, exceto o de amónio e podem ser neutros, ácidos ou alcalinos.
Os carbonatos alcalinos, o de amónio e o de tálio (I) são solúveis em água.
Os carbonatos neutros são muito pouco solúveis em água, mas decompõem-se facilmente por ação dos ácidos.
Por aquecimento os carbonatos ácidos, sólidos ou em solução, perdem o anidrido carbónico, originando um carbonato neutro.
Todos os carbonatos tratados com um ácido fixo libertam anidrido carbónico, que se reconhece facilmente pela turvação da água de cal.
Os carbonatos mais importantes são os de cálcio, de sódio, de potássio, e de amónio.
O carbonato de cálcio (CaCO3) forma grandes massas calcárias. É um sólido branco que é muito pouco solúvel em água e decompõe-se por aquecimento formando-se óxido de cálcio (cal viva) e dióxido de carbono. Ocorre na Natureza como os minerais calcite e aragonite. As rochas contendo carbonato de cálcio dissolvem-se lentamente sob a ação das chuvas ácidas provocando uma dureza temporária.
O carbonato de sódio anidroso, também designado de soda calcinada ou soda sal, é um pó branco que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratados.
O carbonato de potássio (K2CO3), também designado de potassa, é um sólido deliquescente, isto é, absorve a humidade do ar e nela se dissolve, translúcido ou branco conhecido nas formas anidro e hidratada.
O carbonato de amónio ((NH4)2CO3) é um sólido cristalino branco ou incolor usualmente encontrado como monohidrato. É muito solúvel em água fria. O composto decompõe-se lentamente dando origem a amónia, água e dióxido de carbono.
-
dióxido de carbonoO dióxido de carbono é um gás incolor e inodoro de fórmula CO2. Cada uma das suas moléculas é consti...
-
carbonato de sódioO carbonato de sódio, também designado por soda calcinada ou soda sal, é um pó branco, que endurece ...
-
carbonato de cálcioO carbonato de cálcio, cuja fórmula química é CaCO3, consiste num sólido branco que é muito pouco so...
-
água de calA água de cal é a designação comum atribuída a uma solução diluída de cal apagada (hidróxido de cálc...
-
ácido carbónicoO ácido carbónico é um ácido fraco, dibásico, de fórmula H2CO3, não isolável, que se forma em pequen...
-
catatuaDesignação de um tipo de papagaio, de que se conhecem 18 espécies diferentes, de origem australiana
-
cataplasma (farmácia)Os cataplasmas são um tipo de aplicação curativa usada na medicina tradicional e, ainda hoje, em prá
-
catarata (geologia)Rutura do perfil longitudinal do leito de um curso de água em que ocorre um desnível significativo d
-
catastrofismoTeoria que explica a extinção de faunas e floras, por destruições sucessivas provocadas por inusitad
-
catálise (química)A catálise consiste num fenómeno em que uma quantidade relativamente pequena de um material estranho