Eduardo Souto de Moura

Arquiteto português, Eduardo Elísio Machado Souto de Moura nasceu em 1952, no Porto. Formou-se pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira mas em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitetos vencendo o concurso para o importante projeto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981-91) que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitetos da nova geração. O seu reconhecimento internacional viria a reforçar-se com a conquista do 1.º lugar no concurso para o projeto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, Áustria (1987).
Souto de Moura desenvolve uma arquitetura de grande depuração formal, inspirada em Mies van der Rohe e noutros mestres do movimento moderno, com uma intensa valorização dos pormenores construtivos e das texturas dos materiais.
Para além de notáveis exemplos na área da habitação unifamiliar (habitações em Nevogilde-Porto, na Quinta do Lago-Algarve, Miramar), Souto de Moura tem vindo a desenvolver importantes projetos de encomenda institucional, tais como a conversão do Convento de Sta. Maria de Bouro em pousada, Braga (1989-97), conversão do edifício da Alfândega do Porto em museu, Porto (1990), Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (1990-94). Exerceu atividade docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto entre 1981 e 1990, e foi convidado para lecionar nas escolas de arquitetura de Genebra, Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.
Com uma obra em que quase todos os projetos são dignos de atenção, mereceu o prémio Secil de Arquitetura por duas vezes, uma em 1992 e outra em 2003, o Prémio Pessoa (1998), e foi duas vezes nomeado para o prémio Mies Van der Rohe.
De março a maio de 1999, realizou-se uma exposição sobre a sua obra no Museu da Basílica Palladiana, em Vicenza, Itália.
Como referenciar: Eduardo Souto de Moura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-26 07:04:06]. Disponível na Internet: