Artigos de apoio

ioió
As origens do ioió remontam à antiguidade, eram conhecidas formas deste brinquedo na China, na Grécia e no Egito. Mais tarde também apareceram referências na Índia e na França, onde parece ter sido popular durante o período napoleónico.
O nome yo-yo (ioió, em português) surgiu nos anos vinte nos Estados Unidos da América. Um emigrante filipino chamado Pedro Flores montou uma pequena fábrica a que chamou Flores Yo-yo Company. Mais tarde a fábrica foi comprada por Donald F. Duncan que contribuiu para a evolução deste brinquedo, tendo apresentado nos anos cinquenta o primeiro ioió de plástico.
Em 1985 foi levado para o espaço pela NASA, a bordo da nave espacial Discovery, com o intuito de estudar o seu comportamento face à pouca gravidade.
É um brinquedo universal que apesar de ter momentos de quebra de popularidade faz sucesso entre os jovens, que participam em concursos onde a habilidade e a originalidade são primordiais.
Como referenciar: ioió in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 11:57:53]. Disponível na Internet: