Kate Moss

Modelo francesa, Kate Moss nasceu a 16 de janeiro de 1974, em Inglaterra, mas foi nos Estados Unidos da América que o irmão da dona da agência Storm descobriu a sua beleza. Kate tinha então 14 anos e estava no aeroporto JFK, em Nova Iorque, à espera de uma ligação que a levasse a Inglaterra após umas férias com a família nas Baamas.
No princípio da sua carreira apareceu em diversas revistas destinadas ao público adolescente, o seu primeiro trabalho foi feito para a Face, de Inglaterra, mas quando se associou à marca Harper's Bazaar deu o salto para o mundo da moda internacional. A consagração definitiva surgiu a partir de 1992, quando se ligou à Calvin Klein, tornando-se a cara desta marca de vestuário jovem. Kate passou a ser a modelo favorita do próprio Calvin Klein e fez campanhas para diversos produtos da marca, tanto através de anúncios televisivos como de fotografias.
Começou então a figurar nas capas de muitas revistas internacionais, ascendendo ao estatuto de top model.
Em 1994, apareceu no calendário da marca de pneus Pirelli, um marco na carreira de qualquer modelo.
Para ajudar a promover a sua carreira de manequim, em 1995 publicou um livro de fotografia sobre a sua vida chamado Kate: The Kate Moss Story (1996, A História de Kate Moss). O famoso fotógrafo de moda Peter Lindbergh convidou-a aparecer no seu livro 10 Women (1996, Dez Mulheres) e a modelo inglesa deu também a cara em videoclips dos britânicos Elton John e Primal Scream.
Mas, Kate não agrada a todos e ficou conhecida como a impulsionadora do movimento "waif", onde os modelos surgem com um ar magro, com aspeto de quem foi abandonado. Assim, Kate Moss, ao longo da sua longa e bem sucedida carreira, tem sido acusada de não levar uma vida saudável e de ser um mau exemplo para as jovens facilmente impressionáveis. Quando se fala de anorexia (doença que leva as pessoas a não comer para emagrecerem o mais possível, perdendo a noção das formas corporais), Kate Moss aparece sempre como referência, principalmente por causa das campanhas que fez para a Calvin Klein. Para além disso, teve problemas com o álcool, o que a levou, em 1999, a internar-se numa clínica londrina.
Como referenciar: Porto Editora – Kate Moss na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-19 19:27:31]. Disponível em