Norman Jewison

Realizador e produtor canadiano, Norman Frederick Jewison nasceu a 21 de julho de 1926 em Toronto. Estudou piano e teoria da música no seu país natal e depois mudou-se para Londres, onde fez trabalhos como ator e dramaturgo. Em 1953, regressou ao Canadá para trabalhar na Canadian Broadcasting Corporation como produtor e realizador televisivo até 1958. Nessa altura, foi contratado pela CBS (de Nova Iorque) para revitalizar o show musical "Your Hit Parade", tendo ainda trabalhado com artistas famosos como Frank Sinatra ou Judy Garland.
Em 1962, estreou-se no cinema com a realização de 40 Pounds of Trouble, cujo sucesso lhe permitiu fazer um contrato com a Universal para mais sete filmes. Contudo, os filmes que se seguiram foram fracassos e só em 1965 voltou a ter sucesso, já com um novo acordo com a MGM, realizando The Cincinatti Kid (O Aventureiro de Cincinatti), uma história de jogadores profissionais com Steve McQueen. No ano seguinte, produziu o seu primeiro filme (que também realizou), The Russians Are Coming, The Russians Are Coming (Vêm Aí os Russos, Vêm Aí os Russos), uma farsa sobre a Guerra Fria que obteve a nomeação para o Óscar de Melhor Filme. Em 1967, continuou na senda do sucesso com o poderoso drama In the Heat of the Night (No Calor da Noite), com Sidney Poitier e Rod Steiger, vencedor do Óscar de Melhor Filme e nomeado para o de Melhor Realizador. Nos inícios dos anos 70, produziu e realizou duas adaptações fílmicas de musicais de sucesso: Fiddler on the Roof (Um Violino no Telhado, 1971) e Jesus Christ Superstar (Jesus Cristo Superstar, 1973). O primeiro foi um dos seus maiores sucessos comerciais e de bilheteira, obtendo oito nomeações para os Óscares e lançando para a ribalta o seu protagonista, Topol. O segundo foi uma bem-sucedida adaptação da ópera pop da autoria de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. Ainda nesta década, realizou o filme de ficção científica Rollerball (Os Gladiadores do Século XXI, 1975) e o drama de tribunal And Justice For All (E Justiça Para Todos, 1979), protagonizado por Al Pacino.
Nos anos 80, destacam-se A Soldier's Story (A História do Soldado, 1984), com Denzel Washington, um sucesso coroado com três nomeações para os Óscares; e especialmente Moonstruck (O Feitiço da Lua, 1987), uma comédia romântica com Cher, que lhe permitiu vencer o Urso de Ouro de Melhor Realizador no Festival de Berlim e obter mais uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador.
Durante os anos 90, fez alguns filmes ligeiros e em 1999 regressou à ribalta com The Hurricane (O Furacão), a poderosa história de um pugilista campeão (interpretado de forma intensa por Denzel Washington) que é encarcerado injustamente por um crime que não cometeu, valendo-lhe a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Realizador. No mesmo ano, recebeu o prestigiado prémio Irving G. Thalberg Memorial, atribuído pela Academia de Cinema de Hollywood. Depois disso, fez apenas alguns trabalhos fugazes para a televisão.
Como referenciar: Norman Jewison in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 03:54:42]. Disponível na Internet: