Radha Mitchell

Atriz australiana, Radha Mitchell nasceu a 12 de novembro de 1973, em Melbourne. Começou a atuar ainda em produções teatrais da sua escola secundária e, profissionalmente, começou a sua carreira na televisão na série Sugar and Spice, em 1988, com apenas 15 anos. A esta experiência seguiu-se outra série australiana intitulada Law of the Land (1993) e o telefilme Halifax f.p: My Lovely Girl (1995). No ano seguinte, estreou-se no cinema na comédia romântica de sucesso na Austrália Love and Other Catastrophes (Amor e Seus Acidentes), no papel de Danni, uma estudante cuja amiga Mia, papel interpretado por Frances O'Connor, tem um desaire amoroso. Interpretou ainda na televisão o papel da estudante Catherine O'Brien, na famosa série Neighbours e, em 1998, atuou na série The Chosen.
Em 1998, Radha tornou-se conhecida do grande público ao interpretar o papel de Syd, ao lado de Ally Sheedy, no aclamado High Art, de Lisa Cholodenko, o que lhe abriu as portas para outras ofertas de trabalho mais interessantes. No ano seguinte, fez a curta-metragem Sleeping Beauties e Kick. Em 2000, teve um grande desempenho no papel de Angie, uma mulher que perde o seu filho no drama Everything Put Together, de Marc Forster, e consegue ganhar mais fama com a sua participação no filme de ficção científica Pitch Black, onde interpreta o papel de Carolyn Fry, um piloto cuja nave se despenha num planeta hostil, contracenando com Vin Diesel.
Seguiram-se Cowboys and Angels (2000); a comédia Nobody's Baby (2001); o thriller When Strangers Appear (2001) e o filme de ação Dead Heat (2002), no papel de mulher de Kiefer Sutherland. Ainda em 2002 atuou, ao lado de Kiefer Sutherland e Forest Whitaker, no thriller de Joel Schumacher, Phone Booth (Cabine Telefónica), no papel de mulher de Colin Farrell. No mesmo ano fez a sua primeira incursão atrás da câmara em Four Reasons, onde também atuou.
Destaque ainda para o thriller Visitors (2003) e Man on Fire (Homem em Fúria, 2004), de Tony Scott, protagonizado por Denzel Washington. Voltou a trabalhar com o realizador Marc Forster, no aclamado Finding Neverland (À Procura da Terra do Nunca, 2004), no papel de mulher de Johnny Depp - J.M. Barrie, o criador de Peter Pan. Ainda em 2004, conseguiu uma brilhante interpretação no papel principal de Melinda and Melinda (Melinda e Melinda, 2004), de Woody Allen, e, em 2005, entrou na comédia dramática Mozart and the Whale, ao lado de Josh Hartnett.
Como referenciar: Radha Mitchell in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 00:53:53]. Disponível na Internet: