Robinho

Futebolista brasileiro, Robson de Souza, conhecido por Robinho, nasceu a 25 de janeiro de 1984, em São Vicente, no seio de uma família modesta.
Destacou-se muito jovem na equipa principal do Santos, antiga equipa de Pelé, ao lado de Diego, que viria a ingressar no Futebol Clube do Porto. O futebolista ingressou ainda criança no Santos, clube de São Paulo onde fez carreira até chegar a sénior. Nas camadas jovens conquistou o primeiro título da sua carreira, ao sagrar-se campeão paulista de sub-17, em 2001. Na sua primeira temporada como profissional, em 2002, foi um dos responsáveis pela conquista do título por parte do Santos, algo que não acontecia há cerca de vinte anos. Em 29 jogos marcou nove golos e foi considerado o futebolista mais promissor do Brasil. Na temporada seguinte voltou marcar nove golos no "Brasileirão", o campeonato brasileiro, mas não alcançou o nível do ano anterior. Na Taça dos Libertadores, a mais importante competição sul-americana de clubes, o Santos chegou à final, onde foi batido pelos argentinos do Boca Juniors.
Em 2004 fez a sua grande época, quando tinha apenas vinte anos. O Santos voltou a ser campeão e Robinho apontou 21 golos em 37 jogos. Foi considerado o melhor jogador do Brasil. Nessa altura, começou a ser apontado como provável reforço do Real Madrid, de Espanha, mas só foi transferido em meados de 2005, passando assim a alinhar ao lado de jogadores como Ronaldo, Beckham e Zidane. Outros grandes clubes europeus, como o AC Milan, de Itália, o Bayern de Munique, da Alemanha, ou o Liverpool e o Chelsea, de Inglaterra, haviam tentado contratar Robinho. Em finais de agosto estreou-se em jogos oficiais pelo Real Madrid, numa partida do campeonato espanhol em que a sua equipa derrotou o Cádiz por 2-1.
A nível de seleção brasileira, Robinho conquistou em 2005 a Taça das Confederações, depois de se ter estreado a jogar pelo Brasil em setembro de 2004.
Como referenciar: Robinho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 09:44:58]. Disponível na Internet: