Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Cabo Verde

Geografia
País de África. Formado por um arquipélago situado no oceano Atlântico, a cerca de 620 quilómetros da costa oeste do Senegal, Cabo Verde possui uma área de 4033 km2. A maior das ilhas é Santiago (991 km2), seguindo-se-lhe Santo Antão (779 km2), Boavista (620 km2), Fogo (476 km2), São Nicolau (388 km2), maio (269 km2), São Vicente (227 km2), Sal (216 km2), Brava (67 km2) e Santa Luzia (45 km2). A capital é a cidade da Praia, na ilha de Santiago, com 125 000 habitantes (2009), sendo outras cidades importantes o Mindelo (70 400 hab.) (2010) e São Filipe (9550 hab.) (2005).
Clima
Vale fértil de Santiago
Banhistas numa praia de Cabo Verde
Mercado da Cidade da Praia
Bandeira de Cabo Verde
Interior da Ilha de Santiago
Cidade da Praia
Em Cabo Verde existem diques para aproveitamento de águas pluviais
Praia de pescadores - pesca artesanal
O clima de Cabo Verde é tropical seco, com forte tendência para a aridez. Fevereiro é o mês mais fresco, com uma temperatura média de 22ºC, na cidade da Praia, enquanto o mais quente é setembro, com uma temperatura média de quase 27ºC. A variabilidade da precipitação é uma das grandes características do clima de Cabo Verde.
Economia
Apesar da escassez de água, a agricultura constitui a base da economia de Cabo Verde. Entre as culturas atuais destacam-se as que se destinam à alimentação base da população, tais como o milho, o feijão e a mandioca. Para além destas, a cana-de-açúcar, os legumes, a banana, a tâmara, a batata-doce e a batata revelam também a sua predominância. A pesca tem enorme potencial, mas exige maior investimento para a obtenção de melhores resultados. Na indústria, destacam-se a produção de sal e as conservas de peixe seco. O turismo tem vindo a aumentar consideravelmente e pode constituir uma das principais fontes de receitas do país. Os principais parceiros comerciais de Cabo Verde são Portugal, Angola, a Holanda e a Alemanha.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas,1999), é de 0,3.
População
A população é de 516 100 habitantes (est. 2011), o que corresponde a uma densidade populacional de 103,69 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, em 2006, respetivamente, de 24,87%o e 6,55%o. A esperança média de vida é de 70,73 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,727 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,719 (2001). As etnias dividem-se entre os crioulos (mestiços), com 71%, os negros (28%) e os brancos (1%). A nível religioso, o Catolicismo tem uma expressão de 96% e o Protestantismo de 4%. A língua oficial é o português, mas a maioria da população fala crioulo.
História
Ex-colónia de Portugal, Cabo Verde foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes e por António de Nola quando voltavam da Guiné. Dois anos mais tarde, em 1462, fixaram-se os primeiros colonos portugueses em Santiago. Nesta ilha fundaram a cidade de Ribeira Grande, que se tornou muito importante para o comércio de escravos. A importância da cidade cresceu de tal maneira que, em 1541, foi atacada por piratas e, em 1585, pelos Ingleses. Depois de um forte ataque francês, no ano de 1712, a cidade foi abandonada.
Depois de 1876, a prosperidade das ilhas foi atenuada pelo declínio do tráfico de escravos e pela corrupção e pela má administração, que causaram a falta de água e a fome. O fim do século XIX trouxe alguma melhoria, com integração das ilhas nas grandes rotas comerciais entre a Europa, a América do Sul e a África do Sul. Mas o fim da Primeira Guerra Mundial trouxe, novamente, o fim da prosperidade.
Em 1951, a colónia portuguesa passou a ser uma província ultramarina e, dez anos mais tarde, todos os naturais das ilhas obtiveram a cidadania portuguesa. Nesta mesma altura nasceu um forte movimento a favor da independência, conduzido pelo Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde (PAIGC).
As ilhas de Cabo Verde tornaram-se uma república independente em 1975 e Aristides Pereira o seu primeiro presidente. Mais tarde, em 1981, assumiu-se a instituição de um partido político autónomo, o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV). A Constituição, aprovada nesse mesmo ano pela Assembleia Nacional, formalizou a rutura com a Guiné-Bissau.
Atualmente, Cabo Verde é uma república de regime multipartidário com uma assembleia legislativa.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Cabo Verde na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 20:51:11]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais